Paroquia Nossa Senhora de Lourdes inicia atividades da Pastoral da Ecologia Integral

Neste domingo (22) Dom Roberto Francisco preside às 19h na Paróquia N S de Lourdes em Itaperuna missa de apresentação oficial da Pastoral da Ecologia Integral. A pastoral inicia atividades educativas em defesa da Casa Comum.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Temos milhões de pessoas no mundo sem ter o que comer, sem acesso à água… estamos vivendo os extremos, frio e calor intensos, enchentes e secas extremas…aquecimento global trazendo consequências gravíssimas para flora e fauna, a vida humana em risco de novas pandemias…não podemos viver como se fossemos a última geração. As gerações vindouras? Como será? A ecologia integral é responsabilidade de cada um de nós. Sineia Barcelos

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Itaperuna (RJ), Diocese de Campos instala oficialmente no domingo (22) a Pastoral da Ecologia Integral que inicia suas atividades na conscientização de mudanças de atitudes para a defesa da Casa Comum. O projeto visa levar as escolas, faculdades e a sociedade lições de cidadania para reverter o quadro de degradação ambiental na cidade e região diante dos reflexos com desastres ambientais ocorrido com as cheias dos rios.

– Diante de tamanha degradação e mudanças climáticas gravíssimas da atualidade que estamos vivendo, isso me incomodou ainda mais e foi me deixando de consciência pesada por estar fazendo tão pouco sendo que temos muito a fazer, e com urgência. Porém sozinha nada posso. Foi aí que busquei ajuda e o apoio do nosso pároco padre Gustavo Ribeiro. Ele prontamente abraçou o projeto de implantar a pastoral da Ecologia integral na paroquia, sendo a primeira no nosso vicariato. Assim iniciamos, convidando a comunidade a fazer parte, convidamos também pessoas de outras paróquias para participar, e futuramente levar para suas paróquias. Temos muito trabalho que vão além dos muros da igreja, trabalhamos também na sociedade. – revela Sineia Barcelos.

Uma luta em defesa do meio ambiente

“Nossa Casa Comum precisa ser cuidada, protegido, amado e respeitado. Quem não ama, protege, cuida e respeita essa pessoa está em pecado. Precisamos desenvolver projetos de desenvolvimento sustentável. não podemos fingir que não estamos vendo, não podemos ficar falando e achando que está tudo bem… não está tudo bem. Temos milhões de pessoas no mundo sem ter o que comer, sem acesso à água Terrenos baldios onde jogam lixo pode ser transformado em cultivo de alimentos para pessoas em vulnerabilidade.” Sineia Barcelos

Uma luta de anos para conscientização da necessidade de mudança de comportamento diante da degradação ambiental em Itaperuna, reflexo da situação mundial. Rios recebendo esgotos, os lixões e a situação de degradação humana. E nesta luta Sineia Barcelos vem travando uma verdadeira batalha para o aproveitamento de terrenos baldios e a construção de hortas comunitárias para fornecer alimento saudável as famílias em vulnerabilidade social.

– Eu desenvolvo projeto da horta comunitária para oferecer hortaliças as famílias assistidas pelos vicentinos e para outras. Estamos parados com os projetos devido a pandemia, tenho parceria com a faculdade redentor que me ajuda na mão de obra com os alunos do curso de biologia e da arquitetura, mas como não temos aula presencial desde o início da pandemia, não temos não de obra. Estava desenvolvendo também o projeto de reflorestamento para recuperação de nascentes da cabeceira do valão do cedro, mais conhecido como valão da Cehab, É essa a minha caminhada ambiental, não perco oportunidade de falar do cuidado com a casa comum, já faço isso desde sempre. – relata Sineia.

A questão do lixo é outra coisa que sempre me preocupou e já venho trabalhando essa questão a muitos anos. Na minha rua já fazemos a separação e toda sexta feira passa o caminhão e pega.” Sinéia Barcelos.