Paróquia Nossa Senhora de Lourdes inicia Tríduo festivo e sedia Romaria Virtual da Pastoral da Saúde

“A confiança claro é fundamental, o Papa Francisco coloca que a proximidade é um bálsamo para o doente. A presença desperta no doente essa confiança para com Deus e para com os irmãos. Ninguém deve se sentir sozinho, o importante é nessa pandemia fazermos a experiência da solidariedade para que o doente se sinta em comunidade”, declarou Dom Roberto Francisco.

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Imperial, em Campos, iniciou nesta segunda-feira (08/02), o Tríduo em preparação para a festa da padroeira, que acontecerá no dia 11 de fevereiro. No primeiro dia do tríduo, após a Santa Missa, presidida pelo Pe. José Flávio, uma carreata foi organizada levando a imagem da Virgem de Lourdes, pelas ruas do bairro. “Abrir a festa desse modo foi uma estratégia traçada para chamar a atenção dos fiéis, muitos afastados devido à pandemia, para os festejos paroquiais”, declarou o administrador paroquial Pe. Denison Martins.

A programação prossegue na terça-feira (09/02), com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Jorge Guimarães. No último dia do Tríduo, na quarta-feira (10/02), a Missa será presidida pelo Pe. Clécio dos Santos. Durante todos os dias às 18h30, haverá um Momento Mariano para a meditação dos Mistérios da vida de Jesus, através do Santo Terço, quando os fiéis também terão a oportunidade de conhecer a mensagem de Nossa Senhora, em Lourdes.

“No contexto da pandemia, a paróquia cuidou de conceder bênçãos especiais em cada dia da festa, a saber: aos médicos e fisioterapeutas, aos agentes de saúde em geral e a todos os devotos de Nossa Senhora de Lourdes. Também serão distribuídos alguns sacramentais e símbolos que remetem à aparição e mensagem de Lourdes: o pão bento (as procissões eucarísticas e os milagres reconhecidos pela igreja), o sal bento (chamado à conversão feito pela Virgem), a água benta (a fonte que brotou na gruta e a vida nova do batismo) e, por fim, as velas (convite ao testemunho de fé)”, informou o Pe. Dênison.

Em 2021, devido a pandemia, a Paróquia vai sediar a celebração da tradicional Romaria Nacional da Pastoral da Saúde, em parceria com o Regional Sul 1. O encontro acontece no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, mas não acontecerá. Toda programação será online. Na comemoração do XXIX Dia Mundial do Enfermo a edição terá como tema  Maria, Mãe Fraterna e Solidária, gerando o Diálogo da Paz Social. A Santa Missa solene da padroeira será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, que na oportunidade vai integrar a Romaria Nacional da Pastoral da Saúde. “Como o tema proposto pelo Papa Francisco, um só é o nosso mestre todos vós irmãos. A confiança é a base do cuidado para com o doente. Aí vem o problema da hipocrisia, o querer aparecer, pensar que somos mais que os outros e com isso perdemos a possibilidade de estar trabalhando pelos outros. Temos que curar a hipocrisia e na experiência de Mateus de encontrar a misericórdia no Senhor. A confiança claro é fundamental, o Papa Francisco coloca que a proximidade é um bálsamo para o doente. A presença desperta no doente essa confiança para com Deus e para com os irmãos. Ninguém deve se sentir sozinho, o importante é nessa pandemia fazermos a experiência da solidariedade para que o doente se sinta em comunidade. Aos nossos queridos doentes, dia 11 de Fevereiro, estaremos entrando na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Imperial, celebrando o Dia |Mundial da Saúde. Deus abençoe a todos”, afirmou Dom Roberto.

De acordo com o Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde, Alex Mota, é muito bom para a comunidade que a Paróquia possa sediar este encontro virtual, dentro da programação, pois o Dia Mundial do Enfermo tem ligação direta com o Dia de Nossa Senhora de Lourdes. “O evento em virtude do Dia Mundial do Enfermo e da festividade da Virgem de Lourdes, também servi como preparação para a comemoração dos 35 anos da Pastoral, que serão comemorados em 9 de maio quando foi reconhecida no ano 1986 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB”, disse Alex.

– Programação: A comunidade vai promover um dia todo especial, no dia da padroeira, com o “Despertar com Nossa Senhora de Lourdes”, Santo Terço às 06h, e a Santa Missa presidida pelo Pe. Dênison Martins. Após a celebração um café dos devotos, que vai contar com todos os protocolos sanitários. Ainda durante a manhã o Pe. Dênison vai ministrar a “Unção dos Enfermos”. Às 15h, a paróquia promoverá a “Hora da Misericórdia Eucarística”, imitando aquilo que acontece no Santuário de Lourdes, na França, entre a Páscoa e o mês de outubro. Na adoração, além de clamar a Deus pelos enfermos, o padre dará a benção eucarística aos doentes presentes.