Paróquias e Seminário Diocesano celebram a Solenidade da Imaculada Conceição

A Igreja desde o princípio reconheceu que Nossa Senhora era Imaculada, ou seja, sem a mancha do pecado original, mas somente em 1854 foi proclamado esse dogma, como verdade de fé. A Solenidade da Imaculada Conceição é celebrada num mês propício para os cristãos católicos, pois a data se celebra em meio ao tempo do advento, próximo ao Natal do Senhor.

O Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco presidiu, no final da manhã desta sexta-feira (08/12), a Santa Missa na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, na Paróquia Santa Teresinha, no bairro da Pecuária, em Campos. A celebração marcou o dia das comemorações da padroeira do Seminário Diocesano Maria Imaculada. Durante a Santa Missa, foram apresentados cinco novos seminaristas que ingressarão no ano de 2024. A Missa foi concelebrada pelo Reitor do Seminário Pe. Alexandre Mothé, o vice-reitor Pe. Raphael Ferreira, além de vários sacerdotes que atuam como professores no instituto. Nos últimos 9 dias vários sacerdotes participaram do novenário, promovido na sede do seminário, como preparação da Solenidade.

Várias paróquias da Diocese de Campos também realizaram celebrações para marcar a data. A Imaculada Conceição é padroeira de 6 paróquias e uma capelania nos municípios de Campos, Italva, São Francisco de Itabapoana e Cardoso Moreira. Entretanto, devido a solenidade várias paróquias prepararam uma programação especial. No Parque Cidade Luz, por exemplo, os fiéis da Paróquia São José participaram da Santa Missa presidida pelo pároco Pe. Cristiano Ribeiro na Capela da localidade de Sapucaia. A celebração contou com a participação dos funcionários da Coagro. Durante a Santa Missa eles fizeram homenagens pela páscoa de Renato Abreu, proprietário da usina que faleceu no último dia 30 de novembro.

A Solenidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição: este é um dos quatro dogmas marianos e por meio dele professa-se que Nossa Senhora foi concebida sem a mancha do pecado original. O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado no dia 08 de dezembro de 1854 pelo papa Pio IX, através da Bula Ineffabillis Deus. Os dogmas são verdades de fé, que o Magistério da Igreja através do do Papa, por meio de estudos, ou Concílio se reúnem e discutem as verdades por trás daquilo que foi apresentado e se pode ser proclamado como dogma.