Pastoral dos Políticos Católicos realiza encontro na cidade de Itaperuna
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Acontece no próximo sábado (05/08), o encontro da Pastoral dos Católicos na Política do Regional Leste 1 da CNBB. A reunião será na Igreja Matriz Sant’Ana e São Joaquim, no distrito de Retiro do Muriaé, na cidade de Itaperuna, no Vicariato Noroeste. O encontro tem objetivo de fomentar a conscientização política dos cristãos na sociedade, evidenciando o papel do político católico, mas também do cidadão dentro do contexto social. Neste mês de agosto, a Quase-Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, abriu as portas para o evento, que vai contar com a presença do Bispo Referencial para a Pastoral no Regional e Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, do administrador paroquial Pe. João Paulo de Souza, além de políticos e lideranças regionais.
Para o Pe. João Paulo, a Igreja Matriz está sempre aberta para o diálogo com a sociedade. “Será um prazer para nós recebermos os integrantes e a reunião. Não é apenas nos grandes centros, mas a Pastoral tem que ir de encontro às periferias para saber os anseios da população e a importância de não lavar as mãos. Temos que ser bons cristãos e consequentemente bons cidadãos. Que neste dia seja repleto de novos horizontes”, declarou o Pe. João Paulo.
Segundo Dom Roberto, antes de uma conscientização é necessário uma conversão. “Trata-se de ser cristão, é por ser cristão seguidor de Cristo, fazer da política um lugar de evangelização no sentido de viver e testemunhar os valores do Reino. Há muitos por não dizer à maioria que usam do verbete cristão ou católico para angariar votos ou ter as Igrejas abertas como curral eleitoral. O nosso trabalho é a partir da identidade católica fazer conhecer as consequências do compromisso e missão sociopolítica tanto como cidadão eleitor como candidato a cargos eletivos”, mencionou Dom Roberto.