Santuário de Santo Amaro realiza reforma do telhado e do interior da Igreja
A festa realizada no dia 15 de janeiro une tradição religiosa e devoção sendo considerada uma das maiores festas atraindo mais de 150 mil devotos durante todo o ano.
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
O Santuário de Santo Amaro, na baixada campista, continua a campanha para a reforma do templo. De acordo com o reitor do Santuário, Pe. Liomar dos Santos, com a colaboração dos paroquianos e benfeitores, teve início a atual obra de reforma da área interna da Igreja. “Iremos trabalhar na parte de reboco, elétrica e pintura. Que Deus e o Glorioso Santo Amaro abençoe a todos grandemente”, declarou Pe. Liomar. Devido a retirada do reboco, as celebrações passaram a ser realizadas no Salão do Santuário, que fica ao lado. Entretanto, os fiéis devotos e paroquianos, podem visitar a obra aos finais de semana.
Durante o mês de julho a Reitoria concluiu as obras de reforma do telhado. Foram retiradas as telhas antigas, em seguida colocada uma manta para evitar goteiras, trocando as calhas, recolocando as telhas novas, permeabilizando as lages e da cúpula das torres para evitar infiltração.
A Igreja de Santo Amaro foi erguida por monges beneditinos. A Festa é uma tradição de 290 anos de devoção iniciada em 1733 com a construção da primeira capela e uma devoção trazida pelos Monges Beneditinos presentes em Campos dos Goytacazes desde 1648. O Caminho de Santo Amaro tem como proposta desenvolver um programa de visitas de turistas para um caminho místico partindo do centro da cidade e no trajeto passando por igrejas históricas.