São José Sanches del Rio: Mártir de Cristo Rei

Na celebração da Festa de Cristo Rei o sacerdote da Diocese de Óbidos, Portugal e autor do livro Nunca foi tão fácil ganhar o céu! Biografia espiritual de São José Sanches del Rio, lançado em Portugal e no Brasil pela Paulus Editora.

Viva Cristo-Rei! Santidade e juventude

Pe. Ricardo Figueiredo

Este ano, pela primeira vez, a Jornada Mundial da Juventude celebrada a nível diocesano anualmente está marcada para o dia da Solenidade de Cristo-Rei (deixando de ser no Domingo de Ramos, como acontecia anteriormente). Esta feliz ocasião, ajuda-nos a dirigir o nosso olhar para um jovem devoto de Cristo-Rei, que morreu mártir: São José Sánchez del Río.

Morreu com apenas 14 anos, mas vivia já uma espiritualidade muito profunda, que permitiu que, diante da perseguição, não se furtasse à entrega destemida para morrer em nome de Cristo-Rei. Em Joselito vemos como a força da fé envolve a nossa vida na totalidade e, quando avançamos profundamente na intimidade com Jesus, podemos atravessar os maiores perigos e sofrimentos, sem que a nossa fé vacile, nem um momento. Esta fé amadureceu em São José del Río através da piedade eucarística. Na celebração da Missa, na adoração ao Santíssimo Sacramento exposto e em tantos gestos, simples, de devoção a Jesus Cristo vivo e presente na Eucaristia, amadureceu no seu coração a fé viva e forte.

Quando a perseguição aos católicos cresceu e a crueldade imperou, avançou sem medo para as fileiras dos cristeros, as forças armadas de católicos que se opunham às forças federais mexicanas, que queriam apagar a fé católica. Várias vezes gritou «Viva Cristo-Rei», porque reconhecia que verdadeiramente não pode haver poder político ou qualquer outra forma de autoridade que se arvore em superior ao poder espiritual que Deus exerce sobre as almas dos seus fiéis. Ninguém pode querer substituir o reinado de Cristo sobre toda a criação e, particularmente, sobre o coração dos crentes.

No seu martírio, diante dos maiores sofrimentos, não deixou de gritar vivas a Cristo-Rei. Verdadeiramente, este jovem de 14 anos era o soldado mais forte do exército de Jesus Cristo. Ensina-nos que a juventude não se compagina com fraqueza. Com ele aprendamos a pedir sempre a graça de Deus para os jovens serem fortes no seguimento de Jesus Cristo. E nos momentos da luta, aprendam sempre a colocar-se do lado do exército de Cristo, na luta contra o mal, o pecado e a morte. Que neste dia de Cristo-Rei possamos unir a nossa voz à voz adolescente de São José Sánchez del Río: Viva Cristo-Rei!

São José Sanchez del Rio, jovem mártir mexicano, assassinado durante a perseguição anticatólica por parte do governo mexicano de então, a qual desencadeou a Guerra Cristera. Nascido em 12 de março de 1913 e martirizado em 10 de fevereiro de 1928, com apenas catorze anos de idade, São José Sanchez del Rio é um modelo de santidade para a juventude de nosso tempo. Foi beatificado em 20 de novembro de 2005, em Guadalajara, e canonizado pelo Papa Francisco, em Roma, em 16 de outubro de 2016. Seu amor pela Eucaristia, seu zelo pela casa do Senhor e seu firme propósito de abraçar o martírio, se preciso fosse, para defender a fé cristã