São Sebastião: Festa prestou homenagem aos profissionais de saúde e recordou as vítimas do Covid 19 em Varre- Sai

Na procissão o andor de São Sebastião recordou as vítimas do Covid 19, no Município de Varre- Sai, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. A missa solene presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz teve como intenção as vitimas e homenagem aos profissionais de saúde que atuaram na linha de enfrentamento da Pandemia.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Fotos: Sebastião Alves

“Quero pedir a intercessão de São Sebastião pelo fim da Pandemia que já causou tantas mortes. Um tempo de medo, incertezas, mas da ação dos Heróis da Saúde, que souberam dedicar as suas vidas a ajudar as vítimas. Médicos, enfermeiros e todos que lutaram na linha de frente do enfrentamento da Pandemia. Pe. Rogério Cabral Caetano – Pároco de São Sebastião e Santa Filomena – Varre- Sai.

A cidade de Varre Sai viveu um tempo de orações e suplicas a São Sebastião pelo fim da Pandemia, mas de preces ao protetor das pestes e calamidades. No dia da Festa do Mártir todos se uniram para colocar na intercessão do santo a recuperação da saúde de todos e numa prece a gratidão pela coragem e heroísmo de todos os profissionais de saúde que combateram no enfrentamento da Pandemia, arriscando as próprias vidas.

A procissão que aconteceu este ano mantendo as orientações da Defesa Sanitária foi realizada com o andor de São Sebastião mostrando o importante trabalho de todos profissionais da saúde representadas pelas crianças que ladearam a imagem do padroeiro. Na missa presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz foram colocadas intenções pelas vitimas do Covid 19 no município.

– Estamos vivendo um tempo marcado pela dor e de muito medo diante de um vírus que já ceifou muitas vidas. E só resta neste momento pedir a intercessão de nosso amado Padroeiro, São Sebastião, que nos livre desse mal que aflige a humanidade. Graças a Deus este ano tivemos a oportunidade de realizar a nossa festa, mantendo a tradição de devoção e de fé em São Sebastião. – revela Pe. Rogério.

Tradição e devoção: festa em Varre- Sai preservada pelos devotos

Com o avanço da vacinação no Município de Varre- Sai a Festa desse ano que completa 109 anos A festa foi realizada e Pe. Rogério Cabral Caetano fez advertência a todos a manterem todos os cuidados para evitar o avanço do Covid 19 e todos rezassem por todos os profissionais de saúde que contribuíram para cuidar das vidas.  Tradição da cidade e que foi preservada. Sacerdote agradeceu ao Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco que presidiu a Missa, a todos padres que celebraram na novena e em especial a toda a comunidade que manteve a fé e devoção em São Sebastião.

Em Varre – Sai a fé é expressa nas manifestações culturais apresentadas durante o novenário. As cavalgadas realizadas todos os anos, cavalgadas e a Folia de Reis que se apresentou na igreja Santa Filomena. Momentos da cultura popular se unir aos festejos do padroeiro.