Diocese de Campos encerra Semana da Família com caminhada

Caminha reúne católicos em Campos e encerra Semana da Família na Diocese de Campos

Na tarde do último sábado (17/08), aconteceu o encerramento da Semana Nacional da Família, na Diocese de Campos, com a X Caminhada da Família, que mobilizou as paróquias da cidade. Desde a concentração e Adoração ao Santíssimo na Igreja São Benedito, um numero expressivo de fieis estiveram presentes. Após o percurso foi momento de agradecer à Deus com a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, concelebrada por Pe Crimário Verdan, Pe Gilson Mota e Pe. Gilmar dos Prazeres e com participação dos diáconos permanentes Leandro Lúcio e Luis Vinicius.

– A caminhada de fé sob a intercessão da Sagrada Família, marca o encerramento da semana de orações, reflexões e louvores. A igreja indica a necessidade de a família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na igreja e na sociedade. – informou Maura Cristina, coordenadora da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar.

Na opinião dos integrantes da Comissão Diocesana este ano retorno o tema da Campanha da Fraternidade “A família como vai?”, uma questão simples, mas instigadora e urgente para refletir, que a Semana Nacional da Família no Brasil convidou a realização de um caminho de discernimento para compreender melhor a dignidade e a nobreza da família.

– Cuidar da instituição familiar não é dever de uma pessoa, mas compromisso de todos nós.  A família é a primeira escola que nos forma como pessoa, um ambiente de amor e rico de referências que capacita a se relacionar com o próximo e de onde se aprende os valores humanos e cristãos. E nestes 10 anos de caminhada, conquistados com lutas, desafios, muitas alegrias e renúncias… Gratidão a Deus a todos que contribuíram com essa trajetória, Pe. Gilberto Alvim, Pe. Lucas Mendes, nosso grande e inesquecível companheiro Délson Rangel, Pe. Crimário nosso atual assessor eclesiástico,  a Dom Roberto Guimarães e Dom Roberto Francisco pelo comprometimento com as famílias de nossa Diocese. – disse Maura Cristina.

A X Caminhada da Família reuniu aproximadamente 2.500 participantes, com alegria, comunhão e amor. Um mar de pessoas tomaram as ruas da cidade até a Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador para a Santa Missa.

– Muito bom ter a participação da secretaria de Educação de Campos, do Encontro Conjugal, da Pastoral da Sobriedade, do terço dos homens e mulheres de diversas paróquias,do encontro de Casais com Cristo , de Padre Gilson Motta com uma grande comitiva do Colégio Eucarístico, do colégio João Paulo II , da OEB Norte Noroeste Fluminense, Olimpíadas especiais , parceria com a semana Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e múltipla, das diversas paróquias de nossa Diocese Vicariato Norte. – conclui Maura Cristina.

Texto Ricardo Gomes (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Pascom Nossa Senhora Perpétuo Socorro