Seminário debateu Desafio do Século XXI para a Comunicação na Igreja

De 15 a 18 de outubro, aconteceu no Centro de Estudos do Sumaré  no Rio de Janeiro a  sexta edição do Seminário de Comunicação Social promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. O evento tem atraído a participação de comunicadores católicos de todo o Brasil, sejam eles padres ou profissionais que atuam nas dioceses e organismos eclesiais. No final já foi divulgada as datas para 2020.  A VII edição será de  20 a 23 de outubro

Neste ano, durante os quatro dias de seminário, os comunicadores participarão de palestras que terão como pano de fundo a temática centro do encontro, “O desafio do Século XXI: pessoas e habilidades. Cultura da instituição e boas estratégias”. Contando em seu quadro de palestrantes com profissionais da área e presenças internacionais, como o professor Marc Carrogio da Universidade Santa Croce em Roma, a 6ª edição do Seminário de Comunicação levará os participantes à Comunidade da Rocinha na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde participarão de um workshop com o jornalista Edu Carvalho. Uma das propostas da organização do seminário para esse ano foi para que os participantes trouxessem três livros para serem doados à biblioteca da Rocinha que foi atingida pelas fortes chuvas que assolaram o Rio de Janeiro no início de 2019. Em um gesto de partilha e solidariedade, os participantes do seminário levaram mais de 300 livros a serem doados para construção de uma nova biblioteca para os jovens da comunidade.

Para o Pe. Davi da Cruz, coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese de Santo Amaro, o ato foi um coroamento do encontro e exercitou uma atitude de amor e caridade.  .

“Poder conhecer o projeto da Garagem das Letras foi algo surpreendente. Foi poder testemunhar que para o amor não existe barreiras. O amor nos aproxima, o nos une e nos torna mais humanos. A caridade gera a esperança de que essas crianças e jovens possam ter um futuro mais digno e que a literatura pode ser uma chave capaz de abrir novos horizontes”, disse.

Durante abertura do Seminário o Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro manifestou sua gratidão e alegria pela realizado e consolidação deste evento, agradecendo ao Padre Arnaldo Rodrigues por todo o empenho e exortando os participantes que a “comunicação precisa passar pelo testemunho da vida. Padre Arnaldo é membro do clero da arquidiocese anfitriã e é o idealizador e organizador do evento, para ele o sucesso do seminário se dá pelo fato de oferecer aos participantes a oportunidade de colaborar com formação dos comunicadores das dioceses, congregações e institutos, seja com professores e pesquisadores do Brasil e do exterior, ou com profissionais de expressão no mercado, aliando a isso experiências sociais e casos concretos na vida da Igreja. Além disso é um espaço de convivência que estreita cada vez mais os laços de amizade e troca de experiências entre aqueles e aquelas que trabalham na comunicação eclesial.

Fotos: Gustavo de Oliveira ( Arquidiocese do Rio de Janeiro), Ricardo Gomes (Diocese de Campos)