Seminário Diocesano realiza encontro pedagógico com docentes do Instituto

“Os professores são esses colaboradores na parte acadêmica da formação, porque na formação sacerdotal, uma das dimensões é a formação acadêmica. Com o empenho dos professores, dentre eles padres, leigos e diáconos, que fazem parte do nosso corpo docente do Instituto”, diz o Pe. Alexandre Mothé.

O Seminário Diocesano Maria Imaculada promoveu, na manhã desta terça-feira (05/03), o primeiro encontro pedagógico com o corpo docente. O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, apresentou uma palavra motivadora no início da reunião, onde fez a oração inicial. O diretor do Instituto Eclesiástico de Filosofia e Teologia “Sedes Sapientiae”, o Pe. Murialdo Gasparet conduziu a reunião como um moderador e passou a palavra para os professores. Já o Pe. Luciano Gomes, que é o coordenador do curso de Filosofia, falou sobre as novas orientações pedagógicas.

De acordo com o Reitor do Seminário Pe. Alexandre Mothé, as reuniões acontecem semestralmente, onde foi avaliado o ano de 2023 e traçado a perspectiva para o primeiro semestre letivo de 2024. “Nós fizemos uma avaliação do semestre passado, do ano passado. Cada professor toma a palavra e faz uma avaliação da sua turma, disciplina e como foi o desempenho da turma. Também apresenta sugestões, dificuldades e debatemos isso na reunião”, afirmou o Pe. Alexandre.

Segundo o Pe. Alexandre, a reunião é extremamente produtiva, pois fortalece os vínculos, enquanto docente do Instituto, e ajuda a trabalhar em comunhão e unidade. “A reunião favorece bastante essa unidade entre os docentes do Instituto. Até porque também não é nosso objetivo, não é só passar conteúdo para os seminaristas, mas as aulas do Instituto são formações também. Então, a gente cuida da formação como um todo”, declarou o sacerdote.