Seminaristas participam de formação dos cursos de Filosofia e Teologia

No último dia 2 de dezembro 10 seminaristas participaram da Santa Missa em Ação de Graças pela formação no Instituto Eclesiástico de Filosofia e Teologia “Sedes Sapientiae”, instituição acadêmica vinculada ao Seminário Diocesano Maria Imaculada. A celebração foi presidida pelo Pe. Luciano Gomes, atual coordenador acadêmico do curso de Filosofia, concelebrada pelo Pe. Murialdo Gasparet, diretor geral do Instituto, além dos padres formadores e alguns professores. De acordo com o Reitor do Seminário Pe. Alexandre Mothé, oito jovens concluíram o curso de filosofia e outros dois o curso de teologia. “Todos se dedicaram ao longo deste ano, junto com seus professores orientadores, na elaboração do TCC, a monografia, que apresentaram no final do semestre acadêmico. As bancas de defesa das monografias aconteceram nas duas últimas semanas do mês de novembro e todos os dez seminaristas foram aprovados com êxito”, informou o Pe. Alexandre.

A conclusão do curso acadêmico condiciona a transição de etapas na formação. Os que concluíram o curso de filosofia passam da etapa formativa do Discipulado para a etapa formativa da Configuração. Os que concluíram o curso de Teologia passam da etapa formativa da Configuração para a etapa formativa da Síntese Vocacional (estágio pastoral), a última etapa da formação inicial, em vista da futura Ordenação Diaconal. A Síntese Vocacional é o momento oportuno para a inserção na vida pastoral, com o espírito de serviço, a exemplo de Jesus Cristo, onde o candidato ao presbiterado é convidado a ser sinal da presença de Deus na vida de cada ser humano.