Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias será em sintonia com Pacto Educativo Global
“Família e Educação” será o tema do Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida neste ano. O evento, nos dias 23 e 24 de maio, é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), e estará em sintonia com o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco.
O tema “Família e Educação” é apresentado com o lema bíblico “…Crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 52). A intenção é aprofundar a visão da Igreja de que a família é lugar por excelência da educação e que “conhecer exige educar”.
O Pacto Educativo Global, proposta do Papa Francisco para renovar em toda a sociedade a paixão por educação mais aberta e inclusiva em prol das futuras gerações, apresenta a ideia de uma “aldeia educativa” que envolve família, escola e sociedade. A família, no texto orientativo, é apontada como “espaço amoroso que dá as condições essenciais para formar a pessoa em sua globalidade” e chamada enfrentar o desafio de “recuperar a responsabilidade dos pais na formação de seus filhos”.
Em vídeo, o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, ressaltou que os pais são os primeiros educadores: “e precisamos nos defrontar com este tema, tanto dentro das nossas casas, nos nossos lares, como em toda a sociedade”.
O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Crispim Guimarães, explica que o Simpósio vai lançar um olhar sobre vários aspectos da educação, considerando a transversalidade do ensino que se dá em outros ambientes, mas sublinhando que esta educação deve estar ligada à realidade familiar.