Três anos da Paróquia São José será marcada por celebração festiva

Os fiéis da Paróquia São José, no Parque Cidade Luz, estão em período festivo, no próximo dia 22 abril, a comunidade vai comemorar 3 anos de criação da Paróquia São José. Para comemorar a data, será celebrada a Santa Missa Solene pelo aniversário da Paróquia, presidida pelo Pe. Cristiano Ribeiro, com a presença do diácono permanente Diácono Mauri Diogo (Comunidade de Água Viva). “Será um momento para agradecermos todas as graças que temos recebido. As pessoas que desejarem participar devem agendar na secretaria paroquial, pelo número 2731-4722”, disse o padre Cristiano.

A comunidade surgiu em 1993, pelo Pe. Luiz Carlos Reis Amorim, então pároco da Igreja de Santo Antônio, no bairro Jardim Carioca, na qual a comunidade pertencia como capela. No ano de 1995, a comunidade passou a pertencer a então Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Parque Lebret. Em junho de 2012, aconteceu a ereção a então Quase-Paróquia São José, tendo o Pe. Renato Redeson como primeiro administrador. O atual responsável pela Igreja é o Pe. Cristiano Januária Ribeiro, que iniciou o trabalho pastoral em 2015. Em 2018, pelas mãos do Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, foi criada a Paróquia São José, com oito comunidades ao todo. Ao longo desse período de trabalho a Igreja Matriz foi reformada, a construção da capela do Santíssimo Sacramento e a reforma de capelas. Atualmente existem 21 pastorais e movimentos paroquiais.

Ano de São José – O Papa Francisco convocou um “Ano” especial dedicado a São José, o Pai putativo de Jesus, que começou no último dia 8 de dezembro e prossegue até a mesma data em 2021. A data foi para celebrar a data do decreto Quemadmodum Deus, assinado em 8 de dezembro de 1870, o Beato Pio IX quis dar este título a São José. Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra: com estas palavras, o Papa Francisco descreve São José. E o faz na Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, publicada hoje por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica.

A Carta apostólica traz os sinais da pandemia da Covid-19, que – escreve Francisco – nos fez compreender a importância das pessoas comuns, aquelas que, distantes dos holofotes, exercitam todos os dias paciência e infundem esperança, semeando corresponsabilidade. Justamente como São José, “o homem que passa desapercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida”.