Vêm e verás!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos (RJ)

Na data do 23 de janeiro, memória de São Francisco de Sales, o Papa Francisco apresentou a mensagem para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Inspirado no lema “Vêm e verás” (Jo 1, 46), que narra o chamado dos primeiros discípulos, o texto faz abordagem do tema “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

Novamente faz referência à cultura do encontro interpessoal, que exige que saiamos de nós mesmos para buscar a verdade conhecendo as pessoas concretas, com seus rostos e dramas singulares. É necessário gastar a sola dos sapatos, indo atrás de narrativas e histórias registradas onde, verdadeiramente, acontecem no cotidiano e no tecido das vidas sofridas, e na labuta dos pobres e oprimidos, especialmente nestes tempos de crise sanitária, onde temos a vida por um fio.

Fazer a experiência de Jesus, que compartilha a existência e missão escutando, vendo e iluminando as situações humanas, levando a encarnação às últimas consequências. Esta perspectiva de caminhar junto às pessoas leva o Papa a agradecer a coragem de jornalistas que souberam denunciar e apresentar violações de direitos, e verificar o lado desconhecido e sombrio da pandemia, na exclusão e privação da vida às populações pobres e marginalizadas.

Comenta as oportunidades e insídias na Web, mostrando a ambigüidade das possibilidades que possuímos para comunicar e aproximar ou igualmente usar esses mesmos canais para manipular e dividir. Mesmo assim, é importante saber que nada substitui o que vemos, o que aprendemos com nossa experiência e compromisso, envolvendo-nos com as pessoas que se tornam partícipes e atores das nossas histórias.

Por isso, citando Santo Agostinho, desperta em nós a esperança e o encorajamento a viver esta comunicação autêntica e intransferível: “nas nossas mãos temos os livros, nos nossos olhos os acontecimentos”, terminando com o pedido para que o Senhor nos conceda a graça de reconhecer as suas moradas no mundo e a honestidade de contar o que vimos! Deus seja louvado!

1 Comentário

1. A sua Bênção Episcopal Dom Francisco!
    Meu nome é Terezinha.
    Estou precisando muito quê o Senhor reze por minha família. Inteira.
    Acontece que eu sou cansada a trinta e um anos.
    E já enfrentei problemas graves na vida conjugal pára permanecer com a graça de Deus casada.
    Mas tenho observado que na casa dos neus pais quê tem 53 anos de casados.
    As coisas desde a muitos anos está muito estranha.
    Inclusive desde que fizeram amizades com pessoas da Assembleia de Deus.
    No ano 1997 .
    Eles eram católicos fervorosos…
    Família de oito filhos e eu sou a mais velha.
    Essas pessoas começaram a vizitalos e pediram para orar quando meu pai ficou doente .
    E aí sempre falando que eles tavam profetizado, coisas boas e expulsando demônios.
    Meus paissão simples demais e humildes. Infelizmente fáceis de manipular pelos espertalhões.
    E desde então….
    Tudo está indo muito mal.
    Os meus pais contínua Católicos.
    Mas devido essa contaminação espirituais na casa e Na família.
    Quase todos os meus irmãos e irmãs casaram e separaram e já estão em terceiro relacionamento.
    Tem muitasdesavenças na família.
    E o pior a sétima filha dos meus pais é casada com um bom rapaz.
    Más ela parece que está tendo Posseções diabólicas e está em uma situação quê incomoda muito e preucupante.
    E não só ela tem também mais quatro irmãs quê quando se encontram o clima fica pesado ao ponto de parecer quê o lugar fica com o ar pesado e sujo
    Fico angustiada e triste vários dias depois quando convivo com a minha família. Quê sinto que está precisando de Oração do Bispo ou até mesmo de um exorcismo.
    Senão infelizmente podem perderem a salvação da alma.
    Pôr favor preciso de uma resposta