Vicariato Norte investe novos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão

Novos MEDSC’s da Paróquia São José, durante o período de formação.

Santa Missa da investidura foi realizada na Catedral do Santíssimo Salvador

Na tarde deste domingo (25/08), durante a Santa Missa na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, dia dedicado a vocação dos Leigos e dos Catequistas, os fiéis do Vicariato Norte da Diocese de Campos, acompanharam a investidura de 130 novos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão. A celebração foi presidida pelo vigário geral da Diocese, Monsenhor Leandro Diniz, concelebrada por vários sacerdotes, dentre eles Pe. Moises de Melo, assessor eclesiástico, além da presença dos diáconos permanentes.

MEDSC’s da Paróquia São João Batista, no bairro do Capão, em Campos.

A formação dos fiéis leigos, que assumiram esta missão já começou antecipadamente nas paróquias, mas foi complementada em um Encontro de Formação do Vicariato, que aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral nos dias 24 e 25 de agosto, promovido pela Comissão Diocesana. Apenas a Paróquia São José, que fica na Forania de Guarus, enviou 27 fiéis para receber a investidura. A Paróquia São João Batista, no bairro Capão, reafirmou em uma publicação nas redes sociais a importância da vocação do leigo na vida da Igreja. “Assim o rosto da Igreja de Cristo, que é uma Igreja repleta de carismas e dons em seus diversos ministérios, resplandece no mundo. Nossa paróquia se alegra em ter recebido o SIM desses novos MEDSC’s para o exercício pastoral em levar a presença de Jesus Eucarístico àqueles que mais necessitam, colaborando diretamente com o sacerdote e na ação evangelizadora da Igreja. Parabéns pelo sim de vocês!”, afirmou a publicação.

Novos MEDSC’s da Paróquia São Gonçalo, no distrito de Goitacazes, durante a preparação na Catedral.

Já na baixada campista, a Paróquia São Gonçalo contou com 11 novos ministros, que iniciaram o processo de formação no mês de julho. Para o diácono permanente Leandro Lúcio, que cuidou da formação dos novos MEDSC’s da Paróquia, na Eucaristia Jesus, como nosso modelo de servo, nos ensina as virtudes que nos santificam. “O seu estado de vida é a norma de como devemos viver. A humildade e a alegria devem ser traços característicos da vida e missão do MEDSC, pois através delas alcançarão a possibilidade de bem servir, assim como o Mestre no ensina. A missão será imensamente gratificante quando se propõe a experimentar a cada momento uma intimidade com o Senhor”, afirmou o diácono Leandro.

No Vicariato Noroeste, a investidura de novos ministros ocorreu em algumas regiões, a última foi no dia 27/06. A Santa Missa, presidida pelo vigário episcopal Pe. Luiz Carlos Reis Amorim, foi realizada na Igreja Matriz São José do Avahy, que contou com a participação dos fiéis da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Investidura de MEDSC’s na Igreja Matriz São José do Avahy, em Itaperuna. A Santa Missa foi no dia 27/06.

MEDSC – A expressão “ministro extraordinário” é para indicar que os ministros ordinários da Eucaristia são o Padre e o Bispo. Os leigos auxiliam os padres na distribuição da comunhão para os fiéis, sejam nas celebrações, como também na comunhão para os enfermos e idosos nas casas. Ser Ministro Extraordinário da Distribuição da Sagrada Comunhão não é um status dentro da comunidade, mas sim um serviço na caridade. Ministério é serviço. Por isso, é importante que o ministro entenda que ele recebeu da Igreja um mandato para servir. Por isso, em muitas dioceses, já é colocado um tempo para o exercício deste ministério, para que ninguém se perpetue na função e entenda que estão ali para o bem da comunidade e para a construção do Reino de Deus. Não é o leigo que se oferece para ser ministro; ele é uma escolha feita pelo pároco, com indicação também da comunidade.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Divulgação Pascom