Vigário-geral da Diocese de Campos institui novos leitores em celebração na Igreja São Gonçalo
Na noite da última sexta-feira (27/12), quando a Igreja celebrou a Festa de São João Evangelista, o vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, presidiu a Santa Missa de instituição do Ministério de Leitor a três jovens da Paróquia São Gonçalo, no distrito de Goitacazes, na baixada campista. A celebração, realizada na Igreja Matriz, foi concelebrada pelos vigários paroquiais Pe. Alci Andrade e Pe Liomar dos Santos, contou também com a participação do diácono permanente Leandro Lúcio e do seminarista Gustavo Ammar. Receberam o ministério de Leitor Alex Sandro de Azevedo Monteiro, Ruan Sousa e Uanderson da Conceição Silva.
Durante a homilia, Monsenhor Leandro Diniz abordou o significado da instituição do ministério do leitorado para a Igreja. “Eles recebem a missão de anunciadores da palavra. São catequistas, não necessariamente atuando na catequese, mas no anúncio aos adultos, na leitura da palavra. Há necessidade de viver aquilo que falam, ter o exemplo da palavra de Deus na própria vida”, afirmou Monsenhor Leandro.
A Igreja instituiu, já em tempos antiquíssimos, alguns ministérios, com o fim de render a Deus o devido culto e de prestar serviços ao povo de Deus, segundo as suas necessidades. Por meio desses ministérios eram confiadas aos fiéis funções da sagrada liturgia e da caridade, que eles haviam de exercer de maneira adequada às diversas circunstâncias. A colação destes encargos fazia-se, muitas vezes, com um rito peculiar, em virtude do qual o fiel, mediante uma bênção implorada de Deus, ficava constituído numa classe ou grau determinado, para desempenhar algum ofício.
Durante a preparação do Concílio Ecumênico Vaticano II, não poucos pastores da Igreja pediram que se revissem as ordens menores e o Subdiaconado. O ministério de leitor dado pela Igreja aos seminaristas ou leigos com a intenção de tornar-se auxiliar na liturgia da palavra, se tornando oficialmente um leitor da Igreja.