Circuito Religioso: Festa de Nossa Senhora da Penha em Atafona preserva tradição centenária
Começa neste domingo (17) a Festa de Nossa Senhora da Penha, na Praia de Atafona, São João da Barra. Programação segue até dia 25, com Alvorada e missa solene presidida pelo Monsenhor Leandro de Moraes Diniz – Vigário Geral da Diocese de Campos.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Atafona festeja sua Padroeira, Nossa Senhora da Penha com programação de 17 a 25 de abril. Neste ano a celebração da Virgem da Penha terá presença e participação de fiéis. Devoção preservada pela Irmandade que cuida do Santuário Diocesano, que acolhe devotos de toda a região e Estado. A festa faz parte do Circuito Religioso do Município de São João da Barra, destacando a tradição católica.
“A Festa de Nossa Senhora da Penha de Atafona é uma grande manifestação de fé do povo sanjoanense! São dias fantásticos em que a humilde Praia de Atafona festeja sua padroeira! Quem mora aqui entende quando dizemos que o vento muda, o clima, o cheiro da nossa querida praia fica diferente! Seria o prenúncio de que estaria chegando o dia de nossa intercessora? Com certeza!.” Adyvan Pedra.
Tradição de um século na Praia de Atafona, São João da Barra, a Festa de Nossa Senhora da Penha terá programação religiosa e cultural com participação presencial, mantendo todos os protocolos sanitários. Por dois anos a festa foi realizada com restrição de fiéis, mas preservando a fé e devoção a Virgem Maria. Para este ano, a tradicional procissão marítima esta prevista ser realizada. E uma oportunidade de reunir devotos, mas de promover o convívio social entre os moradores e devotos.
– Todos nós moradores de Atafona, nos preparamos da melhor forma para celebrarmos com alegria nossa mãe e rainha Nossa Senhora da Penha, é nessa época do ano que todos tiram para fazer uma obra de manutenção em nas casas, preparamos a casa para acolher bem nossos familiares que de outras cidades vem peregrinar em nossa praia, e que alegria poder reencontrar nossos familiares, nossos amigos, a festa de Nossa Senhora da Penha é a festa do encontro, sim do encontro das famílias, do encontro dos povos. – revelaAdyvan.
Momento para acolher os milhares de devotos das cidades de São Francisco de Itabapoana, que preservam a tradição de chegarem a Atafona navegando pelas águas do Paraíba do Sul, que desaguam no mar. Devotos das cidades de Quissamã, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu que chegam para rever amigos e familiares e festejar a Padroeira.
De Casimiro de Abreu que todos os anos se organizam em caravanas e descem na porta do templo de Nossa Senhora da Penha para assistirem a missa. É um prazer, e uma alegria imensa acolhe-los nesses dias, em que vários devotos provenientes dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, São Paulo entre outros, vem para a terra da Mãe da Penha para agradecer e pedir. Uma festa que une gerações. As crianças e os jovens da nossa praia também homenageiam nossa mãe e padroeira dançando e encenando no auto de Maria e corações.
– São vários dias de ensaio para no dia fazer bonito para Nossa Senhora. Com toda essa vontade de louvar Maria Santíssima a Virgem da Penha, podemos dizer que o título de Maria e os corações são demonstrações da união e da fé do povo de Atafona que é demostrada desde a infância pois, simples filhos de pescadores fazem um espetáculo a parte. Todos ficam perplexos e admirados pois todos os anos conseguimos nos superar no teatro, dança, figurino, ora, temos inspiração pra isso pois só em olhar para a imagem da Virgem da Penha conseguimos ânimo e força para cada ano fazer cada vez mais bonito para Nossa Senhora da Penha. – destaca
17/04 – Domingo
17h – 1º Dia do Oitavário da Padroeira – Santa Missa Solene celebrada pelo Pe. Marcos Paulo Pinalli da Costa
18h – Levantamento do Quadro de Nossa Senhora da Penha, na Praça da Padroeira
18h30 – Saída da Carreata de Nossa Senhora da Penha passando por Grussaí e São João da Barra
18/04 – Segunda-feira
19h – 2º Dia do Oitavário da Padroeira
Santa Missa celebrada pelo Pe. Michael Bruno Amaral Cunha
19/04 – Terça-feira
19h – 3º Dia do Oitavário da Padroeira
Santa Missa celebrada pelo Pe. Michael Bruno Amaral Cunha
20/04 – Quarta-feira
19h – 4º Dia do Oitavário da Padroeira
Santa Missa celebrada pelo Pe. Michael Bruno Amaral Cunha
21/04 – Quinta-feira
19h – 5º Dia do Oitavário da Padroeira
Santa Missa celebrada pelo Pe. Michael Bruno Amaral Cunha
Após a Santa Missa, Ladainha de Nossa Senhora
Comunidades convidadas: Palacete, Rua Nova, Degredo e Cajueiro
22/04 – Sexta-feira
17h – Romaria Luminosa saindo da Matriz para o Santuário
Participação: terço dos homens.
18h30 – 1ª Cavalgada de Nossa Senhora da Penha (saída do Sítio do Cuíca e chegada no Santuário da Penha em Atafona)
19h30 – 6º Dia do Oitavário
Santa Missa celebrada pelo Pe. Gustavo Ammar.
Comunidades convidadas: Grussaí, Lagoa, São João da Barra
23/04 – Sábado
10h – Curso de batizado
11h – Batizados
14h – Festival de Prêmios
14h – Sobrevoo com a Imagem Peregrina de N. S. da Penha
19h – 7º Dia do Oitavário
– Santa Missa celebrada pelo Pe. Michael Bruno Amaral Cunha. Comunidades convidadas: Enjeitado, Pipeiras, Vila Abreu e Caetá
20h – Auto de Maria – Tema: Mãe de Deus e da Igreja, Caminhe com seu povo
24/04 – Domingo
(DIA DA DIVINA MISERICÓRDIA)
10h – Santa Missa (Divina Misericórdia) – celebrada pelo Pe. Michael Bruno Amaral Cunha com benção para os ciclistas após a missa
11h – Batizados
15h – Saída da Procissão Fluvial
16h – Chegada da Procissão Fluvial
19h – 8º Dia do Oitavário – Santa Missa celebrada pelo Pe. Michael Bruno Amaral Cunha
20h – Leilão
25/04 – Segunda-feira
00h – Acolhida festiva do dia dedicado à padroeira
05h – Alvorada ao som da Banda União dos Operários pelas vias centrais de Atafona
10h – Missa campal celebrada pelo Pe. Monsenhor Leandro Diniz
17h – Procissão terrestre de Nossa Senhora da Penha, percorrendo as principais ruas de Atafona
20h30 – Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora da Penha
21h – Show católico com Pe. Antônio Maria
23h45 – Solenidade da descida do quadro de Nossa Senhora da Penha
00h – Acolhida festiva