Bispo de Campos orienta padres e fiéis sobre a Missa sem povo

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

O Bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, considerando o novo decreto da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, que foi publicado na tarde desta segunda-feira (18/01), editou um comunicado ao clero e aos fiéis da cidade, que orienta sobre a celebração da Santa Missa sem assistência do povo. A informação foi publicada na rede social da Diocese de Campos. De acordo com o Bispo, a decisão foi tomada considerando o dever cidadão de cooperar com as autoridades civis no tocante ao bem comum; além da gravidade da situação. “Nós emitimos um comunicado, fizemos a nossa parte. O que justifica esse decreto do prefeito é que as UTI’s estão cheias. Portanto, nestes 7 dias a Igreja vai ter apenas Missas com a presença dos sacerdotes. Entretanto, as paróquias deverão ficar abertas para que os fiéis que desejam fazer uma oração individual possam fazer com o devido distanciamento e higienização”, afirmou o bispo.

De acordo com o comunicado diocesano os padres, ao celebrarem diariamente a Eucaristia, de forma privada, tenham presentes às intenções do povo e a súplica pela superação da pandemia. A celebração de batizados estão suspensas, salvo aqueles casos de urgência previstos pelo Código de Direito Canônico. “Nós temos que fazer a nossa parte para a preservação da vida. Nós não temos Hospital de Campanha. Lembramos que o Papa Francisco disse no Dia Mundial da Paz, ‘a cultura do cuidado é o caminho para paz’. A Igreja colabora na construção desse caminho ajudando a salvar vidas”, declarou Dom Roberto.

Durante o período recomenda-se aos fiéis que assistam a Santa Missa pelos canais das emissoras católicas de rádio, televisão e pelas transmissões locais promovidas pelas paróquias nas redes sociais. A decisão tem validade de 7 dias, a partir do dia 19 de janeiro, após o período uma nova decisão será divulgada, após consulta aos órgãos sanitários competentes. No dia 20 de março de 2020, a Diocese de Campos suspendeu a presença dos fiéis na celebração das Missas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *