Comunidade de Santo Antônio de Pádua inaugura gruta de São Félix

A comunidade do bairro São Félix, em Santo Antônio de Pádua, noroeste fluminense, iniciou as festividades do padroeiro. No último sábado (15/05), após a Santa Missa, presidida pelo pároco Pe. Fagner Ribeiro, foi inaugurado uma gruta em honra ao santo, na Igreja de São Félix, que pertence a Paróquia de Nossa Senhora das Graças. Os fiéis conseguiram entronizar a imagem em um lugar de destaque para visita e veneração, tendo agora mais um espaço de oração, onde é possível conhecer a vida do santo.

“Com a generosidade, empenho, dedicação e amor de muitos fiéis devotos conseguimos entronizar a imagem de Frei Félix de Cantalice em um lugar de destaque para visitação e veneração, tornando assim um lugar de oração onde conhecendo a vida de São Félix, podemos aprender com ele o desprendimento, a caridade e sobretudo o amor pelas coisas do Pai e a doação de si pelo próximo”, afirmou Frei Vitor Hilário, que acompanha a comunidade.

Félix de Cantalício foi uma das mais populares e mais características figuras da Roma do século XVI. Nasceu na aldeia de Cantalício, pequena povoado no sopé dos Apeninos, próximo de Rieti, em 1515. Até aos 30 anos, trabalhou no campo, como agricultor, viajando, depois, para Roma, não para gozar dos divertimentos da gente da cidade nem para melhorar sua condição de pobre e humilde.

Entrou como religioso na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e, a partir de 1547, até à sua morte em 1587, dedicou- se a pedir esmola de porta em porta no Convento de São Nicolau, hoje chamado de Santa Cruz dos Luccesi. Passava pelas ruas de Roma, com o seu áspero e pobre hábito, pedindo esmola, não só para o Convento, mas também para os pobres e para os doentes. Tudo que recebia ele exclamava “Deo Gratias” consagrando dessa forma toda providência de Deus dirigida a ele e os que dele dependiam. Era íntimo da Virgem Maria, místico, dormia apenas 3 horas por noite, e no restante do tempo se dedicava a consagrar sua vida, na oração e trabalho pela igreja e os seus pobres.