Diocese de Campos vai sediar 1ª Feira Agroecológica do norte fluminense
“Quando a Igreja já pensa para o ano que vem no tema ‘Fraternidade e Fome, pão para todas as mesas’, já estamos lançando a campanha. Com alimentos saudáveis para todos. A Diocese estará sempre de portas abertas”, declara Dom Roberto.
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
No próximo sábado (13/08), a Diocese de Campos, promoverá a 1ª Feira Agroecológica na cidade de Campos, norte do estado, no Espaço ao ar livre na sede da Mitra Diocesana, no Centro de Campos. De acordo com a organização do evento, a Feira segue a linha agroecológica, que trabalha com o conceito de modelo de agricultura alternativa, baseada na integração e aplicação de conceitos ecológicos e sustentáveis na produção de alimentos. “Ela auxiliará os agricultores rurais, urbanos e periurbanos, especialmente os assentados da reforma agrária, a escoar suas produções, oferecendo produtos mais frescos, livres de agrotóxicos, de boa qualidade e com preços mais justos e acessíveis”, afirma diácono e professor da UENF Fábio Coelho, que é o organizador do evento.
A Feira será promovida pelos movimentos sociais FAS-Campos, CPT e MPA, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAP), o Programa de Mestrado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), por meio do Professor Fábio Coelho e, ainda, da Mitra Diocesana de Campos, responsável pela disponibilização do espaço.
No local também serão oferecidas variadas comidas típicas e artesanatos, produzidos por mulheres do município de Campos e que ressaltam a importância dessa atividade como fonte geradora de renda e fomento à cultura local. O evento vai contar com apresentações culturais, lançamento de livro e rodas de conversa sobre Segurança Alimentar e Nutricional e Alimentação Saudável. “Será um espaço de troca de saberes entre agricultores e a sociedade”, finaliza Fábio.
Segundo o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, a Igreja está sempre aberta para auxiliar os produtores e quem necessita de espaço e colabora com a casa comum. “Agricultura orgânica, mas aquela que produz alimentos para o povo, alimentos saudáveis. Teremos a honra de receber os produtores, uma gente trabalhadora, que deu toneladas de alimentos gratuitamente para os pobres. Quando a Igreja já pensa para o ano que vem no tema ‘Fraternidade e Fome, pão para todas as mesas’, já estamos lançando a campanha. Com alimentos saudáveis para todos. A Diocese estará sempre de portas abertas”, enfatizou Dom Roberto.