Dom Roberto Francisco completa 10 anos na Diocese de Campos

Uma data inesquecível para a Diocese de Campos. 30 de julho de 2011 Dom Roberto Francisco assumia o pastoreio numa cerimônia realizada na manhã no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com a presença do Bispo Emérito, Dom Roberto Gomes Guimarães e do Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey, Dom Fernando Areas Rifam. Iniciava um episcopado pautado nas orientações pastorais do Papa Francisco.  E hoje completar 10 anos é um caminho que foi percorrido trazendo a igreja particular ares de renovação destacando reformas administrativas e pastorais. E o desafio continua…..

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Rogo a Deus e a Virgem Maria que frutifique sempre e cada vez mais seu pastoreio, pela resposta fiel ao chamado do Pai e rogo a Deus que lhe conceda saúde para conduzir com grande ardor missionário o Evangelho de Cristo na nossa Diocese de Campos.” Maria da Graça Bairral Neves.

Dez anos se passaram, mas o dia 30 de julho de 2011 continua na memória dos fiéis da Diocese de Campos. Recordações da posse canônica de Dom Roberto Francisco Ferreria Paz numa cerimônia realizada na manhã histórica no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, dos Missionários Redentoristas. Iniciava um caminho de lutas e desafios que implantava na Diocese um caminho sinodal e em comunhão com as diretrizes do Papa Francisco.

Inúmeras mudanças davam início, respeitando a missão de seus antecessores que promover a evangelização num processo de escuta. A realização do Sínodo Diocesano acenava para a fomentação do trabalho dos leigos em comunhão com o Pastor Diocesano. E aos poucos a Diocese de Campos avançava ao diálogo com toda a sociedade. Se pudessem resumir numa palavra os dez anos seria fidelidade e profetismo. O diálogo e respeito a sociedade civil e a todas as autoridades políticas.

Maria da Graça Bairral Neves destaca as lições de vida de Dom Roberto Francisco e recorda a missão em defesa do meio ambiente. E agradece a missão de pastor e sendo profeta em defesa dos mais pobres e em defesa da vida.

– Parabenizo e louvo a Deus por nos conceder a graça de ter Dom Roberto Francisco Ferreria Paz como Bispo desta porção querida do rebanho do Senhor. Também louvo e agradeço por esta caminhada de 10 anos à frente da Diocese de Campos, às vezes marcada por dores e sacrifícios, mas também por alegria, esperança e muitas realizações. Dom Roberto o seu encantamento pela causa ambiental enche de orgulho aqueles que defendem a sustentabilidade naquilo que Deus criou e amou e eu me incluo entre estes. O grande carinho e preocupação pelos doentes e idosos, nos fazem lembrar o próprio Jesus que tanto os amou em sua passagem pela terra. – revela Maria da Graça Bairral Neves

Profetismo e Acolhimento

Dom Roberto Francisco em sua missão pastoral acolheu os diversos carismas e valorizando as comunidades de vida e de aliança. Jober Brito, fundador da Comunidade Católica Alegria da Cruz destaca a acolhida e incentivou o desenvolvimento do programa de espiritualidade de ver no pobre e sofredor a figura de Jesus Cristo. E essa a missão da Comunidade Alegria da Cruz de socorrer os moradores em situação de rua agasalhando e alimentando sendo o samaritano.

E a Comunidade de Aliança Rabi tem essa missão de evangelizar e seguir os passos de Santa Teresinha. A fundadora Clédima de Aguiar fala da presença de Dom Roberto Francisco nestes 10 anos de pastoreio na Diocese de Campos.