Paróquia Santa Clara de Porciúncula acolhe novo administrador paroquial

Durante a Santa Missa, o Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco, deu posse ao novo administrador paroquial Pe. Cláudio.

Na manhã do último domingo (08/08), os fiéis da Paróquia Santa Clara, na cidade de Porciúncula, noroeste fluminense, participaram da Santa Missa de posse do novo administrador paroquial Pe. Cláudio Ferreira. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, que contou ainda com a participação do diácono permanente Sergio Mourão Rodrigues. Durante a reflexão, Dom Roberto enfatizou que o Pe. Cláudio deve continuar o trabalho de edificação da Igreja na comunidade.

“No último domingo, dei posse ao Pe. Cláudio como novo administrador paroquial, nós esperamos que ele continue com o trabalho de edificação da Igreja que já está terminada. Entretanto, que possa também estruturar e avançar na comunidade sinodal, na participação dos fiéis. Estamos no processo da construção da assembleia eclesial e também do próximo sínodo, que é a própria sinodalidade da Igreja. O que a gente busca em todas as paróquias é que busquem a conversão pastoral, missionária, para irradiar em todo o ambiente uma Igreja viva que tem a proposta do Reino de graça, amor e justiça e para a família. E finalmente a conversão social, ambiental, isso é, a casa comum, buscar que o distrito e todo o município possa ter uma sociedade mais humana, inclusiva e mais fraterna. Dar continuidade a obra do Pe. Ivo, mas o trabalho deve se dar em participação, fundar novas pastorais e realinhar a obra social no que é a Cáritas, que ergue a dignidade das pessoas”, declarou Dom Roberto.

A posse de Pe. Cláudio na Paróquia Santa Clara destaque na Rede Vida, na edição da última terça-feira (10/08), do JCTV. O Pe. Cláudio Ferreira da Silva tem 50 anos, sendo que 18 anos como sacerdote. Antes de assumir a administração da paróquia exerceu o ministério como vigário na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, na cidade de Itaperuna, antes já passou por várias paróquias na cidade de Campos. Por meio das redes sociais vários fiéis desejaram boa sorte ao Pe. Cláudio. “Seja bem vindo Pe. Cláudio”, disse Lívia Martins. “Seja bem vindo. Deus o abençoe nesta caminhada”, declarou Jaqueline Theodoro.

De acordo com Dom Roberto, o Pe. Ivo dos Santos precisou ser afastado da paróquia, pois está vivendo um processo de Síndrome de Burnout, um esgotamento e desgaste, ocasionados pelo processo de isolamento que se dá diante da situação de pandemia. “Um processo de fechamento em si mesmo, todo esse processo teve uma repercussão negativa. Não conseguiu continuar, agora ele está se refazendo, mas mesmo assim o ciclo dele na Paróquia Santa Clara terminou. Agora fará um processo de cura interior e posteriormente vai fazer a experiência para outra paróquia”, finalizou o bispo.