Dom Roberto Francisco preside Missa de Imposição das Cinzas e apresenta os novos vigários da Catedral Diocesana

O bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, presidiu a Santa Missa com a Imposição das Cinzas, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, em Campos. A cerimônia foi concelebrada pelo vigário-geral da Diocese e pároco da Catedral, Monsenhor Leandro Diniz; o vigário paroquial Pe. João Paulo Rodrigues; e o também vigário Pe. Francis Júnior Gomes Constantino. O canto e toda a coordenação litúrgica ficou a cargo do Seminário Diocesano Maria Imaculada.

O início da Quaresma, também é marcado pela abertura da Campanha da Fraternidade cujo Tema neste ano é: “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”. Durante a homilia Dom Roberto ressaltou a importância do funcionamento das instituições num Estado de direito democrático “o respeito às autoridades e às instituições de um país por todos os cidadãos de uma República”. “A Igreja sempre se manifesta a favor da harmonia entre os poderes para que a justiça social seja realizada em favor da vida”, afirmou Dom Roberto.

Ao comentar a espiritualidade da quaresma Dom Roberto lembrou as três dimensões que devemos viver nesse tempo litúrgico: “jejum, oração e esmola”.  Assim, o bispo exortou os fiéis a praticarem as obras de caridade e sempre procurarem ajudar o próximo. Ele destacou as palavras do Papa Francisco sobre a quaresma: “é tempo de nos desconectarmos com os aparelhos eletrônicos e nos conectarmos com o sagrado, com Deus”.

Ao final da Santa Missa foram apresentados os novos sacerdotes que atuarão na Catedral: Pe. João Paulo e Pe. Francis como vigário e vigário auxiliar, respectivamente. Toda a comunidade acolheu calorosamente os dois padres.

Texto e fotos: José Henrique Aguiar (Arautos do Evangelho)

Edição: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)