Bispos de Campos lamentam morte de  Dom Henrique Soares da Costa

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Morte na noite de sábado do Bispo da Diocese de Palmares/ PE, Dom Henrique Soares da Costa, 57 anos, vitima da Covid 19 causou comoção na Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey, Dom Fernando Áreas Rifan lamentou a morte do bispo que em 2018 pregou retiro para o clero  da Administração Apostólica em Campos.  De Dom Henrique as lições de vida e espiritualidade.  Dom Rifam ressalta que foi um dos grandes pregadores de retiros do clero em todo o Brasil e fez um grande bem.

– Quero manifestar todo meu pesar em nome da Administração Apostólica a morte de Dom Henrique, grande bispo da Igreja no Brasil e que Deus o receba em sua gloria e que o recompense pelo bem que fez a toda a igreja e ele pregou o ultimo retiro do clero de nossa Administração Apostólica e fazendo um grande bem aos nossos sacerdotes, seminaristas e a todos pelo seu exemplo e de sua palavra cheia do amor de Deus. Meus sentimentos a família e nosso s pesares a toda igreja no Brasil por agora termos mais um protetor junto de Deus suas ultimas palavras antes de ser entubado. “ Eu estou espiritualmente bem e estou nas mãos de Deus”. – reflete Dom Fernando Rifan.

O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco destacou as virtudes de Dom Henrique como grande pregador e de espiritualidade, um bispo misericordioso e sempre buscando o dialogo e a direção espiritual e certamente uma grande perda para a Igreja no Brasil.

Dom Roberto Francisco destaca seu empenho na direção espiritual e muito apreciado como confessor por ser um homem de misericórdia. E fala de sua morte como testemunho muito claro e até seu ultimo momento teve consciência do processo de abertura ao Pai e poder despedir das pessoas com muita lucidez.

– Perdemos uma liderança espiritual que não somente fará falta, mas que tinha um grande contributo a dar ainda, mas nos recorda Mário Quintana que uns morrem na idade da flor e outros na flor da idade e Deus sabe de todas as coisas e como ele estava bem perto da perfeição o levou para que sirva de protetor e de intercessor por todos nós que aqui ficamos e nome da Diocese de Campos nós partilhamos nossos pêsames com a família e a Diocese de Palmares.  – conclui Dom Roberto.

Dom Henrique estava desde o último dia 4 de julho na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Memorial São José, no Recife (PE). No último dia 16, ele apresentou dificuldade para respirar e queda na oxigenação sanguínea. Por causa do quadro delicado, o religioso precisou ser entubado. Dom Henrique é o terceiro bispo que morre vitima do Covid 19.