Paróquia São Vicente em Campos prepara comemoração do padroeiro

Edição: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Com informações e fotos Paróquia São Vicente

A Paróquia São Vicente de Paulo, no Parque Vicente Dias, em Campos, está a todo vapor para a realização do novenário do padroeiro, que vai ter início no próximo dia 18 de setembro e permanece até o dia 27. Para preparar a novena e os festejos de São Vicente, foi realizado uma reunião com os coordenadores de equipes de pastoral e movimentos. A Paróquia retomou as obras na Igreja Matriz, dando sequência à programação anterior à pandemia de Covid-19. Os primeiros trabalhos incluem a manutenção e pintura na grade de proteção do terreno. Foi realizado a instalação de telhado no rol de entrada da igreja, bem como a recuperação de calhas e a eliminação de goteiras dentro do templo. Também está sendo providenciado a colocação do piso no presbitério, além da confecção do paredão de gesso que vai criar o ambiente para a colocação das imagens sacras e de um grande crucifixo, já restaurado. De acordo com o pároco Pe. Lenilson Alves dos Santos, o planejamento é que até o fim do ano, seja colocado em toda a nave o piso de granito já adquirido e instalar a porta principal.

Por conta do isolamento social que impediu a presença dos fiéis nas assembleias litúrgicas, as receitas da paróquia tiveram uma sensível queda. Entretanto, segundo o pároco não foi preciso recorrer, no custeio das atividades aos recursos já reservados para as obras. No mês de agosto, foi iniciado um trabalho de venda de quentinhas aos domingos, que auxiliaram na continuidade das obras. A cada domingo há um cardápio diferente, e os que prestigiam a iniciativa levam a comida para casa, para não haver aglomeração.

Ao longo do ano de 2019 a Matriz executou dois pacotes de obras. O primeiro, concluído em junho do ano passado, com a construção dos banheiros feminino e masculino, a calçada de entrada, o telhado na Capela do Santíssimo e nas salas de catequese e o telhado colonial para proteger as portas e janelas das salas no fundo do terreno. O segundo trabalho, iniciado após os festejos do padroeiro, quando foi instalado o contrapiso da nave da igreja, remodelado o presbitério e adquirido a porta principal.