Projeto da Paulinas Editora e Organização Católica Alemã Adveniat propicia a maior doação de livros em Braille e audio livros no Brasil
Entrega no Instituto Padre Chico, de São Paulo, mostra a representatividade da ação, que permite a inclusão através do projeto “Livros em Braille para crianças e adolescentes cegos”.
Buscando levar inclusão através da leitura em Braille e audio livros para crianças e adolescentes cegos de todo o Brasil, a Paulinas Editora, com o apoio financeiro da organização católica alemã Adveniat, está doando 2708 livros para seis entidades nas cidades de Manaus (AM), Belém (PA), São Luis (MA), Recife (PE), Feria de Santana(BA) e São Paulo (SP) beneficiando mais de 1000 crianças e adolescentes cegos.
A doação se dá através do projeto “Livros em Braille para crianças e adolescentes cegos”, que foi patrocinado pela organização católica Adveniat, da Alemanha, que apoia projetos de inclusão e contra a pobreza em toda a América Latina. Doação no Instituto Padre Chico – Na sexta-feira (30), foi realizada a entrega oficial de mais de 400 livros (sendo 20 títulos diferentes) em Braille e audio livros para o Instituto Padre Chico, entidade que nasceu em 1928, sendo pioneira na educação de crianças e adolescentes cegos. Desde então, mais de 4300 alunos já passaram pela entidade, que oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental, atendendo também as famílias dos alunos carentes.
Administrado pelas irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a Fundação Padre Chico oferece educação inclusiva para 120 alunos hoje, sendo que, em função da pandemia, 25% em aulas presenciais e o restante em aulas remotas. De acordo com Ana Maria Pires Alvarez, diretora pedagógica da Instituição, a doação dos livros em Braille contribui, e muito, para a educação das crianças cegas, já que permite outra relação com o material didático, incluindo o toque e a experiência de “ler” a história com a ponta dos dedos.
Maria Aparecida da Fonseca, cujo neto Cauã, de 11 anos, estuda no Instituto Padre Chico desde o ensino infantil, diz que o Instituto é fundamental na formação das crianças cegas e os livros em Braille preparam para o mundo. “Estou feliz, pois meu neto está se preparado para enfrentar o mundo lá fora. Com os livros, ele melhora a sua leitura em Braille”, disse ela. Para a professora Luciana Ruiz, a doação de livros em Braille pode ser resumida em uma palavra: inclusão!
A equipe de Paulinas realizou a entrega com a supervisão da Diretora de Marketing, Ir. Ivonete Kurten, sendo recebida pelas irmãs vicentinas Maria Aparecida, Elisa e de Jesus, que agradeceram muito pelo projeto que, segundo elas, abre a possibilidade de formação de mais alunos e enriquecimento da biblioteca de livros em Braille e audio livros da Fundação Padre Chico. Para conhecer os livros em Braille e audio livros da Paulinas Editora, basta procurar uma das 31 Paulinas Livrarias em todas as regiões do Brasil ou acessar paulinas.com.br.