Saiba o significado da coroa do Advento e do Ano Litúrgico

Fotos e informações Paróquia Santo Antônio – Miracema

Edição: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

No domingo (29/11), a Igreja iniciou um novo ano e tempo litúrgico. O advento, que abrange as quatro semanas antes do Natal, a primeira vinda de Jesus Cristo, inicia este novo tempo. Para simbolizar este momento, os fiéis usam a Coroa do Advento, um círculo de folhagens verdes (que representa a eternidade, a esperança e a vida), com uma fita vermelha (mostrando o amor de Deus por nós). No centro, colocam-se quatro velas para serem acesas uma a cada domingo do Advento. A primeira vela, simboliza a encarnação, o Jesus histórico e lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva.

Na Paróquia Santo Antônio, em Miracema, noroeste fluminense, o Monsenhor Matheus Panackakuzhy, celebrou a Santa Missa, com a participação efetiva dos fiéis. A Liturgia é a ação da Igreja pela qual celebra o mistério da Salvação; é fazer memória da vida, paixão, morte e ressurreição do Senhor (celebração do Mistério Pascal de Jesus). A liturgia revive e atualiza no hoje de nossa vida, essa presença e graça. O Nosso Senhor é o Centro da Liturgia.

Ano litúrgico – É o “calendário religioso” (são períodos do ano que alteram a Liturgia e a nossa própria vida). Por ele, o povo Cristão revive anualmente todo o Mistério da Salvação centrado em Jesus. Ele contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação; contudo, não coincide com o ano civil (que começa no dia primeiro de janeiro e termina no dia 31 de dezembro). O Ano Litúrgico, por sua vez, começa com o Primeiro Domingo do Advento e termina na última semana do Tempo Comum, onde se celebra a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (Cristo Rei) – termina no Sábado anterior ao Primeiro Domingo do Advento. Em outras palavras, ele começa e termina quatro semanas antes do Natal.