Santuário da natureza e da vida

Em meio ao barulho da cidade o momento é de retorno ao meio rural. Em Campos dos Goytacazes a localidade de Garrafão reúne a beleza da natureza e a devoção a Nossa Senhora do Carmo. Devoção centenária une a família Tostes que preserva a tradição familiar e comunitária. Rita Tostes recorda com tristeza a morte do irmão, Carlos Bernardo Tostes, vitima do Covid 19. Mas a dor se supera com a fé que mantém viva a festa da Padroeira, Nossa Senhora do Carmo.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Em tempo de Pandemia a localidade de Garrafão no Distrito de Santo Eduardo, Campos dos Goytacazes, norte do Estado do Rio de Janeiro é um refugio em meio a natureza exuberante e a Devoção a Nossa Senhora do Carmo, que se mantêm preservada pela Família Tostes, e este ano a festa tradicional foi realizada de forma restrita aos familiares que realizaram a celebração da Missa presidida pelo Pe. Francis Constantino da Paróquia Santa Maria. Em meio as recordações uma suplica pelo fim da Pandemia do Coronavirus.

Na memória Rita fala da festa que recebe no dia centenas de devotos que deixaram a região para viverem nos grandes centros urbanos. Na Comunidade de Garrafão restam algumas famílias que vivem do trabalho na lavoura e pecuária leiteira, principal fonte de geração de empregos. Das recordações do local antes habitado por famílias até o presente momento com a degradação da economia no meio rural que gerou desemprego. Procissões, cavalgadas e as missas foram suspensas este ano pela Pandemia.

– Muito triste ver onde nasci num tempo de incertezas pela Pandemia. Ainda com a tristeza da perda de meu irmão, cheio de saúde e vitima do Covid 19. Nossa festa sempre teve uma grande presença de devotos que neste dia voltam para agradecer a Nossa Senhora do Carmo e rever familiares que continuam vivendo a vida pacata num lugar de grande beleza natural. – disse Rita Tostes.

No local a beleza da paisagem natural, a Pedra do Garrafão e a mata preservada é um convite a reflexão das belezas naturais e refugio para a contemplação. A professora Luzia Tostes recorda a infância no lugarejo e conta um pouco das tradições familiares. Na fazenda a igreja é uma referencia e um cartão postal em meio a paisagem rural.

A igreja de Nossa Senhora do Carmo: sinal de resistência

A igreja de Nossa Senhora do Carmo é testemunha viva da fé da comunidade que aos poucos foi deixando a região para tentar trabalho nos centros urbanos. Rita Tostes Mota e as irmãs recordam o local onde nasceram e viveram com os pais. Mas a falta de oportunidade de trabalho acabou ocorrendo o êxodo rural e poucas famílias resistiram. A Igreja de Nossa Senhora do Carmo preserva a tradição e é um sinal de resistência. E para homenagear a Virgem do Carmo a igreja localizada na propriedade rural da família Toste ganha vida. De todas as cidades chegam os filhos da terra. Hoje a recordação é triste. Em meio a Pandemia perdeu uma das referencias da família. Carlos Bernardo Tostes foi uma das vitimas fatais do Covid 19. A dor faz parte da família e resta a devoção e a fé em Nossa Senhora do Monte Carmelo, sinal de resistência e de esperança. Uma história de dor que só resta a fé. Recordações continuam vivas do homem simples, de voz mansa que unia a família.