Arqueólogo revela fatos da história do Cristo Redentor

Um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor volta a receber turistas, com restrição e cuidados sanitários. O arqueólogo e Diretor do Inepac, Claudio Prado de Mello revela fatos históricos sobre o monumento carioca. Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil e Em 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno e em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Fatos mostram o projeto inicial era homenagear a Princesa Isabel que no dia 13 de maio de 1888 assinou a Lei áurea, abolindo a escravidão no Brasil. Os abolicionistas queriam erguer uma estátua da redentora dos escravos no alto do Corcovado. A Princesa Isabel, gentilmente, declinou, ordenando que fosse construída uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, que para ela era o verdadeiro redentor dos homens. ‘Pois Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo o que n’Ele crê não pereça, mas tenha vida eterna’ . Era um documento de 2 de agosto de 1888:

‘Manda Sua Alteza a Princesa Imperial Regente em Nome de Sua Magestade o Imperador agradecer a oferta da Commição Organizadora constituída da Sociedade Brazileira de Beneficência de Paris, da Cia. Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado e do Jornal O Paiz, para erguer huma estátua em sua honra pela extinção da escravidão no Brasil, e faz mudar a dita homenagem e o projecto, pelo officio de 22 de julho do corrente anno, por huma estátua do Sagrado Coração de Nosso Senhor Jezus Christo, verdadeiro redentor dos homens, que se fará erguer no alto do morro do Corcovado’.

– Atendendo ao decreto da Princesa Isabel, os viscondes de Mauá e de Santa Vitória viajaram a Paris, encomendando o projeto e a execução de uma estátua de bronze do Sagrado Coração de Jesus, com 15 metros de altura. Este projeto nunca foi executado.

A abolição da escravatura rompeu as últimas bases de sustentação da monarquia, precipitando a proclamação da República, a 15 de novembro de 1889. A Constituição de 1891 determinou a separação entre a Igreja e o Estado, depois de quase quatro séculos de padroado. Estava revogada a construção da imagem do Sagrado Coração de Jesus no alto do Corcovado. Com a republica o projeto da estatua do Sagrado Coração de Jesus caiu no esquecimento. – revela Claudio.

A segunda proposta de uma estátua no topo da montanha foi feita em 1920, pelo Círculo Católico do Rio de Janeiro. O grupo organizou um evento chamado “Semana do Monumento” para atrair doações e recolher assinaturas para apoiar a construção da estátua. As doações vieram principalmente de católicos brasileiros.

Os projetos considerados para a “Estátua do Cristo” incluíam uma representação da cruz cristã, uma estátua de Jesus com um globo nas mãos e um pedestal que simbolizaria o mundo. A estátua do Cristo Redentor de braços abertos, um símbolo de paz, foi a escolhida. O engenheiro local Heitor da Silva Costa projetou a estátua, que foi esculpida por Paul Landowski, um escultor franco-polonês.

– Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura. A estátua pesa 1145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de Świebodzi na Polônia (a maior escultura de Cristo no mundo) e a de Cristo de la Concordia na Bolívia (a segunda maior escultura de Cristo no mundo). – informa.

O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida e fica no bairro de Santa Teresa.

Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.

Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 % de 1 734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina.

4 Comentários

1. ENVIADO DO ALTO SENHOR O TODO PODEROSO CRIADOR DE TODA CRIATURA É DE TUDO CRIADO ,POR SEU FILHO MUITO AMADO , ESTABELECEU UM MARCO REDENTOR PARA O REINO HUMANO .
    UM MONUMENTO SIMBOLIZA UMA SINGELA LEMBRANÇA DA HUMANIDADE , SIM PARA TODOS ADORAREM ONDE QUER QUE VIVAM .
    AVE CRISTO , O SALVADOR DO MUNDO.
    SENHOR DO UNIVERSO .