Bispo de Campos dá posse a Pe. Rogério como novo pároco da Igreja Senhor Bom Jesus

“O livro de Samuel nos ensina que as aparências e as novas aspirações são muito pequenas, e quem escolhe no fundo é Deus e deve inspirar nossas decisões. Como disse Dom Carlos Alberto Navarro, uma frase de efeito e verdadeira: ‘sai Cristo e entra Cristo’. Um sacerdote saiu, fez o melhor e agora vem outro, o próprio Cristo. É importante não perder a visão de Deus, nós precisamos deste ministério ordenado para unir o povo, fortalecer o rebanho, para que cresça e dê testemunho”, mencionou Dom Roberto durante a homilia.

A Paróquia Senhor Bom Jesus, no Centro do município de Bom Jesus do Itabapoana, na região noroeste fluminense, recebeu na noite desta terça-feira (16/01), o novo pároco Pe. Rogério Cabral Caetano. A celebração de posse foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco e concelebrada pelo vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz, além de vários sacerdotes diocesanos, além de padres da Arquidiocese de Vitória, Rio de Janeiro e da Diocese de Valença.

A celebração começou com a leitura da provisão, em seguida o Pe. Rogério recebeu simbolicamente as chaves da Igreja, das mãos do pároco emérito Pe. Vicente Osmar. Durante a homilia Dom Roberto enfatizou a importância do protagonismo do leigo no plano da evangelização, mas que o sacerdote deve exercer a esperança na vida da comunidade. “A Igreja é o lugar da palavra, do direito, e da liberdade em seguir a Deus conscientemente. A caridade na vida de um cristão não pode ser uma fantasia. A caridade deve estar a serviço do acolhimento aos cristãos. A salvação das almas é o supremo bem”, declarou Dom Roberto.

Ainda de acordo com Dom Roberto, o Pe. Rogério terá muito trabalho pela frente, mas também o povo de Deus precisa estar junto e unido para essa missão. “O sacerdote na paróquia é o Cristo mestre, pastor e sacerdote, são três funções. Uma das riquezas do Concílio Vaticano II é descobrir que o padre não é apenas sacerdote, mas é pastor e profeta. A celebração destaca o pastoreio, o educador da fé, de principal catequista. É feita a entrega dos lugares sagrados, ao qual ele deve tomar posse, mas o padre não governa sozinho”, finalizou Dom Roberto.

Após a homilia teve continuidade o rito de posse do novo pároco com a recepção das chaves do Sacrário, além da entrega dos locais que serão consagrados pelo ministério como pia batismal e confessionário. Ao final da celebração Dom Roberto nomeou o Pe. Rogério Cabral como novo vigário-forâneo da Forania Senhor Bom Jesus, que abrange 5 paróquias e duas capelas. “Com alegria e esperança iniciamos este tempo sinodal, um novo tempo para a vida e missão evangelizadora da Matriz. Peço que olhem com gratidão o passado, com quantos padres, famílias benfeitoras, colaboradores, humildes trabalhadores na vida do Senhor, todos devem a vida para o evangelho e a vitalidade desta Igreja. Repassar a própria história é indispensável para manter viva a identidade. Nós somos convidados a viver com compaixão o presente, fruto do esforço de pastorais e movimentos, mas ainda com um grande caminho a percorrer. Convido a cada um de vocês animados com seu testemunho de fé e vida, a colaborar para que nossa Paróquia seja sempre a Casa-mãe que educa, acolhe e evangeliza”, afirmou o Pe. Rogério durante os agradecimentos.

“Segundo São Paulo VI, Maria Santíssima encarna toda cultura, então é uma lição para sempre inculturar a fé. Esta paróquia que soube inculturar o Espírito Santo na Festa do Divino é muito importante continuar”, declara Dom Roberto.