Diocese de Campos suspende Missas com a presença de fiéis

A Diocese de Campos, por meio do nosso bispo diocesano Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, informa que foram suspensas a Santa Missa com a participação do povo em todo o território diocesano. Por meio de nota, Dom Roberto afirma que “a gravidade da hora presente, com uma situação inusitada, cujas consequências para a vida das pessoas ainda não somos capazes de dimensionar”.

A decisão foi divulgada, na tarde desta sexta-feira (20/03), considerando a comunhão com os arcebispos das Províncias de São Sebastião do Rio de Janeiro, da Província de Niterói e a comunhão com a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey. Segundo o comunicado as celebrações devem ser transmitidas, dentro das possibilidades da paróquia pelas redes sociais. “A celebração da Santa Missa sem a assistência do povo; Os presbíteros, ao celebrarem diariamente a Eucaristia, de forma privada, tenham presentes às intenções do povo e a súplica pela superação da pandemia; As Igrejas fiquem abertas, nos horários habituais, para permitir a oração individual dos fiéis que desejarem, guardando sempre a devida distância uns dos outros; A celebração de batizados estão suspensas, salvo aqueles casos de urgência previstos pelo Código de Direito Canônico“.

A defesa da vida, dom inestimável de Deus, sempre fez parte das lutas assumidas pela Igreja. Queremos ser responsáveis e disciplinados, mesmo sabendo que muitos fiéis ficarão frustrados, e apenados por serem privados do sacramento e do direito ao culto público. “As situações emergenciais de ordem pública exigem renúncias para o bem comum e a vida em primeiro lugar. Que o Santíssimo Salvador, padroeiro da Diocese de Campos, e a Imaculada Conceição nos protejam e ilumine a vencer esse flagelo do coronavírus”, finalizou Dom Roberto.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

2 Comentários

1. É sempre através do bom entendimento e da ação do Espírito Santo, que iremos compreender tudo isto que está acontecendo. É muito complicado justamente nesta preparação da quaresma,passar por um sacrifício tão grande que é ficar sem a participação da Santa Missa. Más temos a certeza que Deus quer o melhor para os seus filhos, e por isso pede que fiquemos realmente dentro de nossas casas em comunhão com nossa FAMÍLIA . Somente Deus através de sua infinita bondade e misericórdia poderá nos conceder está Vitória.