Paróquia inaugura monumento ao padroeiro em São José de Ubá

“O objetivo da construção do monumento está ancorado em sua doutrina social, de modo particular no princípio de subsidiariedade, onde se coloca como servidora da sociedade. Nosso único objetivo é resgatar o valor da história de nossa cidade, e lá está a figura de São José que deve inspirar nos dias atuais não só os católicos, mas todos os homens de boa vontade, sobretudo os cristãos”, declarou o Pe. Moisés.

Na última terça-feira (19/03), no dia de São José, os moradores do município de São José de Ubá, na região noroeste fluminense, receberam a inauguração do monumento a São José, padroeiro da cidade. O evento contou com a Santa Missa, presidida pelo pároco Pe. Moisés Melo, concelebrada pelo vigário Pe. Deivison Gomes. Durante a reflexão, o Pe. Moisés agradeceu a Deus e aos paroquianos que colaboraram das mais diversas formas, além dos vereadores que aprovaram a Lei Nº 563/2021, que assegurou a construção da obra. Segundo levantamento realizado junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 2.500 cidades brasileiras homenageiam santos católicos em seus nomes. “O que existe em comum entre estas diversas cidades, é o fato de não receberem nomes de santos por acaso, mas porque de alguma forma a figura daquele santo corresponde a sua história. Um número significativo dessas cidades construiu até mesmo com dinheiro público, monumentos que tem como objetivo recordar e contar a origem do município, e o porquê receberam o nome de tal santo. A vida de uma cidade, que deve trazer sempre a lembrança de suas raízes e contá-la por todas as gerações. A construção de um monumento é um tipo de comemoração em homenagem a uma pessoa ou um evento, que traz à memória coletiva acontecimentos históricos, capaz de perpetuá-los”, afirmou o Pe. Moisés durante a homilia.

“Crer na santidade de José é próprio dos católicos, no entanto, crer que José é um homem exemplar por ter sido justo, humilde, trabalhador, fiel observante da Lei de Deus, escolhido dentre tantos para ser pai adotivo de Jesus é algo comum em todos nós. E quanta honra termos essa figura bíblica a nomear o nosso município e fazer parte da nossa história. Agradeço também aos irmãos de outras denominações cristãs, que nos felicitaram e encorajaram no projeto”, finalizou o padre.

História – São José de Ubá foi uma sesmaria desbravada por bandeirantes e na época era conhecida como “Ranchos dos Ubás”, pois abrigava os tropeiros vindos, em sua maioria, de Minas Gerais. O distrito foi criado pelos decretos estaduais nº 1 de 8 de maio e 1-A de 3 de junho de 1892, subordinado ao município de Cambuci, ex-Monte Verde. Em 1938 passou a se chamar Juca Neto através do decreto nº 641, sendo que em 1943 prevaleceu o nome São José de Ubá pelo decreto Lei estadual de 31 de dezembro nº 1056. Um dos mais antigos proprietários desta terra foi o senhor José Bastos Neto que doou parte de suas terras ao padroeiro da cidade, São José. O nome São José de Ubá é originário da junção do nome do santo padroeiro com o nome da planta nativa do lugar denominada de ubá. Em 2 de novembro de 1995 por uma votação de 99,43% a população disse “sim” à emancipação do então distrito. Comemora-se a data de emancipação no dia 28 de dezembro de 1995, dia em que o então Governador do estado do Rio de Janeiro Marcelo Alencar assinou a Lei 2.459 de sua criação.