Rainha da Paz, alcançai a paz para o mundo!

Na sexta-feira 25/03, no dia da Anunciação do Senhor, no contexto de uma celebração penitencial iniciada às 17 horas em Roma, o Papa Francisco, consagrou a Igreja, a Humanidade, o povo russo e ucraniano ao Imaculado Coração de Maria. O texto da oração de consagração começa com a invocação confiante e esperançosa a Mãe da ternura e da misericórdia, recorrendo a seu auxílio e proteção nesta hora de prova e tribulação. De imediato reconhece-se e faz-se memória do triste e certamente grave esquecimento das trágicas guerras mundiais que ceifaram a vida de milhões de seres humanos, do descuido e descaso da Comunidade de Nações e sua missão de manter a paz, da traição aos sonhos generosos da juventude que clamava por um futuro de plenitude. Porque nos deixamos levar pela ganância, os interesses fechados de nacionalismos agressivos, o descarte e a indiferença.

A preferência em acumular armas e acreditar no equilíbrio do terror, dilacerando com as guerras o jardim da Terra, destruindo a Casa Comum. Todas estas atitudes mencionadas levam com vergonha a pedir perdão. Na consciência dos pecados apela-se ao refúgio e Porto Seguro do Imaculado Coração, para ser curados e conduzidos à reconciliação. Buscando com esperança certa o socorro e amparo do seu Coração que não se cansa de perdoar e acolher, apresenta-se num terceiro momento da consagração a intercessão e a súplica animados pela sua acolhida maternal. Pede-se a Rainha da família humana, que mostre aos povos o caminho da fraternidade e da concórdia entre todas as Nações. Faz-se a continuação lembrança e petição das lágrimas e do abraço da Mãe, para que derrame consolação e compaixão em abundância.

Ao pé da Cruz recebemos o dom da Mãe, para diante dela e por Ela consagrar a Cristo, os povos ucranianos e russos. Realiza-se a consagração, para que cesse a guerra e o Senhor providencie a paz. Maria a Mulher do Sim, que trouxe em seu ventre e seus braços o Príncipe da Paz, nos faça sempre artesãos da comunhão e que sejamos guiados pelas sendas da paz. Deus seja Louvado!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos

Campos dos Goytacazes, 27 de Março de 2022.