Uma luta pelo respeito a liberdade de culto

Defender a liberdade religiosa é uma luta que une todos os credos religiosos. O Babalowô Ivanir dos Santos, Interlocutor da Comissão de Combate a Intolerância Religiosa, revela a atual situação alarmante de ataques em especial as casas de culto das religiões de matriz africana.

– O crescimento da intolerância religiosa que tem se demonstrado através de atos de incêndios de casas de culto e sua fase mais cruel são os traficantes “evangelizados” e nos impõem que temos de lutar e as autoridades públicas precisam cumprir o seu papel.- relata Ivanir.

O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz emitiu em 2019 nota de repúdio aos constantes ataques as casas de culto de religiões de matriz africana. Dom Roberto Francisco defende a liberdade religiosa e lança repúdio aos atos de intolerância e violência contra religiões de matriz africana. Em Campos, seis terreiros foram fechados em Guarus e, na área central, nove foram invadidos e tiveram seus líderes ameaçados. Além disso, mais de 20 terreiros, espalhados por todo o município, estão submetidos a funcionar somente durante o dia.

– Expressamos como Diocese de Campos nossa solidariedade fraterna e apoio para com os irmãos/as pertencentes às religiões de matriz africana. Repudiamos e manifestamos nosso total desacordo e desconformidade com a perseguição religiosa, a intolerância e violência que levou ao fechamento de terreiros. O desrespeito à liberdade religiosa e à liberdade de consciência ferem profundamente a democracia, a convivência social e torna-se uma grave ameaça à paz. Nossa bênção de consolação e paz. –  relata Dom Roberto.