Santa Missa na Catedral marca 8 anos de Dom Roberto a frente da Diocese de Campos

Missa solene nas comemorações dos 8 anos de posse reuniu bispos, sacerdotes, diáconos, seminaristas, autoridades e fiéis.

A Santa Missa celebrada na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, na noite  desta terça-feira (30/07), marcou os 8 anos da posse de Dom Roberto Francisco Ferreria Paz na Diocese de Campos. A celebração foi concelebrada pelo Bispo Emérito, Dom Roberto Gomes Guimarães e pelo Bispo da Administração Apostólica Pessoal São Maria Vianey, Dom Fernando Áreas Rifan, além de vários sacerdotes. A vice-prefeita, Conceição Santana, esteve presente representando o prefeito Rafael Diniz, além do Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano, Marcão Gomes.

Pastorais e Movimentos também marcaram presença. Ao final Dom Roberto foi saudado por todos os fiéis que foram abraçá-lo. Durante a homilia, ele destacou a acolhida desde a posse que foi realizada oito anos atrás no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Agradeceu a todos e falou da alegria em assumir o pastoreio na Diocese de Campos.

– Hoje se tivesse de novamente escolher, certamente escolheria a Diocese de Campos. Fui muito bem acolhido nesta cidade e já posso dizer que fiz muitas amizades. Sou muito feliz em poder ser o pastor dessa parcela do povo de Deus. – disse.

O presidente da Comissão do Laicato da Diocese de Campos, Paulo Roberto Carneiro, ressalta a alegria em participar deste momento que a Diocese de Campos recebeu novo vigor e impulso para a caminhada rumo a uma nova evangelização.

– Destaco dois grandes momentos no pastoreio de Dom Roberto. A realização do Sínodo Diocesano que ocorreu durante dois anos e que trouxe um novo modo de agir na administração eclesiástica, na Liturgia e na ação evangelizadora. E como conseqüência a criação do Conselho Diocesano dos Leigos e Leigas e desta forma assumissem seu protagonismo como sujeitos eclesiais, responsáveis diretos pelo anuncio do Evangelho na Igreja Católica. – pontua Paulo Carneiro.

Na ação pastoral, o bispo destacou a importância de uma missão evangelizadora que vai as periferias existenciais e geográficas em defesa da vida e da dignidade humana e da valorização do leigo na igreja diocesana. Dom Roberto ressalta a importância da visita a todas as comunidades e em sua ação pastoral este atento aos graves problemas que ameaçam a vida e a dignidade humana nas cidades do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro que formam o território da Diocese de Campos.

– Visitamos todas as comunidades, dialogamos com as autoridades, entidades da sociedade civil e religiões presentes na Diocese, defendendo o bem comum e a liberdade religiosa. Falta muito a fazer e construir, também erramos e nos omitimos. Porem a vontade foi sempre acertar e servir a todos. Agradeço de coração a acolhida, a paciência e o carinho tanto na escuta como na compreensão. Deus abençoe a todo povo campista, rumo ao Centenário diocesano na luz do Santíssimo Salvador – conclui o Bispo.

Texto: Ricardo Gomes (Pascom Diocese de Campos)

Cobertura Fotográfica: Ricardo Gomes, Rodrigo Silveira e Antônio Cruz