Páscoa de Jesus: nova criação e festa da vida

A perspectiva que temos da ressurreição de Jesus é, por vezes, reducionista, vemos nos ícones e pinturas Jesus com um estandarte na mão saindo do túmulo. No entanto, a ressurreição é um acontecimento que transcende a história, mas gera uma nova criação, mudando todos os relacionamentos e as formas de pensar, sentir e conviver.

A Luz da Páscoa antecipa o destino e a vocação gloriosa dos filhos de Deus, e a aliança definitiva que faz nascer um Céu e uma Terra nova. Tudo se dinamiza, se transforma e embeleza, empoderando as pessoas e as criaturas a reassumirem suas vidas com a inteireza e a plenitude da vida divina em nós. É, ainda, um débito que temos com a espiritualidade cristã, o dar muito mais ênfase à paixão e à morte de Jesus do que à sua esplendorosa ressurreição. Apesar da cinquentena pascal, nossos sentimentos ficaram, parece, ancorados na sexta- feira santa e não conseguimos vivenciar plenamente o entusiasmo e a alegria exuberante da vida nova.

Precisamos interiorizar e celebrar as virtudes e atitudes pascais, a forte e corajosa esperança, a caridade expansiva e solidária, a fraternidade sem fronteiras e reconciliadora, a paz com todas as pessoas e criaturas, cuidando da Terra como o jardim da ressurreição.

A Páscoa de Jesus possibilita derrubar muros, bloqueios, vencendo medos, fobias e desconfianças, assumindo com alegria e destemor a liberdade dos filhos de Deus. Somos ressuscitados com Cristo, vencedores da morte e de tudo que oprime e degrada a humanidade, testemunhas de um mundo novo, da civilização do amor e da ternura de um Deus jovial que nos espera sempre na frente.

Caminhemos esperançosos, partilhando uma fé viva e operosa, contagiante, que mostre a todos o sorriso e a alegria do Ressuscitado que vive em nós e em todos os sonhos e anseios plenamente humanos de redenção. Que tenhamos e transpareçamos, em nossos gestos, palavras e atitudes, uma feliz e Santa Páscoa. Deus seja louvado!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos