Bispo de Campos orienta fieis a respeitarem determinações das cidades que decretaram lockdown

Com as cidades de Campos, Cambuci e São João da Barra que decretaram lockdown esta semana o Bispo de Campos e Referencial dda Pastoral da Saúde na CNBB – Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz orienta sobre a necessidade de manter o isolamento social como medida para conter a infestação do Covid 19. Nas cidades o aumento do numero de infectados ameaça ao sistema de saúde. E Dom Roberto manifesta a preocupação com as manifestações realizadas com aglomerações de pessoas. O Bispo defende a necessidade do cuidado com a vida, direito fundamental de todos.

– Começamos esta semana com vários municípios, Campos, São João da Barra e Cambuci decretando o que se chama de lockdown, com barreiras para fortalecei o isolamento social. Houve ontem manifestações para pedir a abertura do comercio e a volta a normalidade com argumento que todos tem o direito de ir e vir, Neste tempo o principal direito é a vida e o Estado e a Ordem publica cerceia direitos para proteger o direito a vida. Isso acontece em todas as situações de catástrofes e estamos numa situação de emergência, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. – reflete Dom Roberto.

Dom Roberto para o fato que a Ciência tem comprovado que esse vírus tem uma capacidade de transmissão exponecial que supera as estruturas sanitárias. E o único método de contenção  efetiva em todos os paises já comprovados na Alemanha, China e Estados Unidos foi o isolamento social.

– A Igreja Católica através do Papa Francisco alerta que devemos ter prudência e obediência as normas sanitárias porque a vida é um Dom de Deus e é um compromisso cuidar da vida e não somente da nossa, mas da vida dos outros e devemos complementar com a caridade e a rede de proteção a aqueles que não podem fazer e nem tem casa e estamos ativando as redes sociais e também e orientando as situações que o Estado deveria prover o aluguel social para famílias de 10 membros  que moram em um quarto. Em vez de protestar agir e esse o comportamento de cristão que não pode ficar lamentando e se queixando dos limites impostos. E neste momento e cuidar dos doentes e evitar que muitos fiquem doentes. É muito importante respeitar e não por ser algo imposto, mas ver a finalidade que é obedecer porque queremos viver e vamos sair desta o quanto antes em que façamos um lockdown serio e pelo menos por 70 por cento da população e vamos chegar ao achatamento da curva e passar a segunda fase voltaremos gradualmente as atividades. – conclui o Bispo.

Texto: Ricardo Gomes ( Diocese de Campos/ Regional Leste 1)