Avós e Idosos e testemunhos de fé e lições de vida

Recordações das lições de vida e os testemunhos de fé dos avós e idosos. Edith de Souza Machado, falecida recentemente deixou para família um legado de fé e de cuidado. As histórias são múltiplas e fazem rever o papel e a missão de educar, cuidar e contar histórias que edificam.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

No mês dedicado a Campanha contra a violência contra os idosos são inúmeras as histórias familiares de amor e cuidado e as experiencias vivenciadas. Maria da Graça Bairral Neves destaca a sua alegria de ser avó. A afeição dos avós pelos netos é a última etapa das paixões puras do homem. É a maior delicia de viver a velhice. Não existe alegria maior do que ser avó! Ser avó é voltar à maternidade e viver uma nova fase. Ser avó é retornar à infância em viagem de primeira classe. Ser avó é nascer de novo, é outra forma de juventude que acabou de nascer. Ser avó é ser pai e mãe duas vezes… Ser avó é ser dona de um amor maior, de um carinho que não conhece limitações e de uma alegria que rejuvenesce o coração.

– A Mariana, minha neta, é fruto de um amor verdadeiro e veio trazer ainda mais felicidade e alegria para mim e toda a família. Estou orgulhosa, radiante e maravilhada com essa nova fase de ser a vovó Dadaça. A gente acha que tem muito para ensinar, mas acaba por aprender, porque a vinda dos netos traz lições que não eram esperadas, coisas que não eram experimentadas e que pela primeira vez vivemos sensações novas e situações nunca antes vividas. No final, avós aprendem tanto quanto ou mais do que ensinam aos seus netos. Ser avó é plantar os frutos de nossas conquistas e fazer a colheita, apreciando a beleza da forma mais amorosa que o coração pode oferecer de forma duplicada por isso ser avó é uma alegria sem fim. – revela Maria da Graça Bairral

ciadas, lições de vida transmitidas as famílias. 90 anos vividos ajudando a cuidar do bisneto e as experiencias de fé marcaram a vida de filhos e netos. Edith de Souza Machado deixa a herança de criar filhos na fé e ajudar a construir um legado de vida. A filha Ivonete de Souza Machado não esconde a saudade, mas cuidou da mãe dando amor até o último momento de sua vida. E recorda as lições de vida que com ela aprendeu.

Recordações e saudades

Edith de Souza Machado, falecida aos 90 anos. Filhos e netos recordam as lições de vida e de fé deixadas para a família como exemplo. Cuidava do bisneto que retribuía o amor a bisavó. A filha Ivonete de Souza Machado não esconde a saudade, mas revela o amor que dedicava a mãe. Recordações de uma mulher forte que educou os filhos com exemplos de fé. Para a filha a mãe lutou com muito sacrifício, mas conseguiu educar, amar e cuidar de todos os filhos, netos e bisneto.

Pastoral da Pessoa Idosa: espaço de cuidado

Na cidade de Italva (RJ) a Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia Nossa Senhora da Conceição é um espaço para o cuidado e a socialização. Nas oficinas de arte oferece cursos de corte e costura e artesanato. No espaço pastoral as idosas recebem carinho e especialmente são escutadas. Contam suas histórias familiares e partilham experiencias de fé e de vida.

Aos 87 anos, Marcelina da Silva Leite é uma mulher forte e com muita vitalidade. Adora fazer artesanato, costurar e participa dos encontros da Pastoral da Pessoa Idosa, seu artesanato é muito apreciado por todos. A Pastoral tem dado muita alegria e alegria que é transmitida a todos. Ao lado da filha, Dalva Leite anima a todos revelando o amor. Lições de vida e de fé.

As lições de fé

Os exemplos de fé revelam uma mulher que dedicou sua vida a ensinar com amor. Zuleika da Conceição Silva deixa para a sua comunidade no Parque Bela Vista, Campos dos Goytacazes (RJ) lições de vida e de fé em São Pedro e da experiencia pessoal hoje é lembrada por iniciar a devoção na comunidade. Hoje a filha Valdeiza da Conceição Silva recorda com alegria e emoção os exemplos da mãe falecida.

– Minha mãe que iniciou as histórias de fé em São Pedro. Recordo que tudo começou no dia 27 de maio de 1980 com o Grupo de Oração Nossa Senhora da Paz em nossa casa. Em 1989 aceitou o desafio de adquirir um terreno para construir a igreja e em 1991 iniciava as obras e ainda inacabada em novembro1991 o Missionário Redentorista, Pe. Marcos Guabiroba celebrava a primeira missa e em 1992 a igreja estava construída. Essa a lição que minha mãe deixa para todos nós e a eterniza nos corações de todos. – revela Valdeiza.

Iracy das Dores Santana Ribeiro, 100 anos de idade é exemplo de mulher que soube criar e educar 14 filhos com toda a dificuldade, mas sempre incentivando a estudarem e a confiança em Deus. Ao celebrar os 100 anos recebe todo amor de filhos e netos que se orgulham de terem ouvidos as histórias de luta e de superação.