A fraternidade e a paz dons do Ressuscitado

As primeiras palavras de Jesus Ressuscitado para a comunidade dos seus seguidores foram: “A paz esteja convosco”. Saudação que foi repetida e possibilitou como aos discípulos de Emaús passar das trevas da desolação, da tristeza e desilusão para a alegria e felicidade do encontro. Todo o tempo Pascal foi uma experiência de paz, de cura e reconciliação que os preparou para a missão de anunciar o perdão dos pecados e a misericórdia divina a todas as Nações. 

A ressurreição de Cristo torna possível a paz, construir a fraternidade universal ampliando e estendendo laços de ternura e amizade social. A paz como sonho e dom do Pai, nos leva a superar a tentativa falha e enganosa de pensar em edificá-la sobre uma desconfiança recíproca ou pior sobre uma intimidação mafiosa. A paz é uma grandiosa dádiva, mas ao mesmo tempo uma tarefa paciente e artesanal de escuta, diálogo e compreensão. Renovam-se todos os dias abrindo caminhos de justiça e solidariedade, acolhendo, protegendo, integrando e restaurando vidas especialmente onde estiver ameaçada ou espezinhada como nos doentes, crianças, idosos, pessoas com deficiências, migrantes, desempregados, e todo ser humano que sofre ou é oprimido. 

A paz nos transforma em filhos de Deus, irmãos universais de todos os seres vivos, pontes e canais de entendimento e concórdia. A nunca cansar-nos de fazer o bem, abençoar e testemunhar a amabilidade e bondade que longe de serem práticas ingênuas ou de pessoas alienadas, são as mais realistas porque sabem que somente o amor cura e transforma, pois revela o Deus das misericórdias. 

Entendemos porque o Papa não se omite nem se poupa em convidar aos chefes de povos que estão em conflito a terem a coragem de sentar e negociar, buscando soluções que envolvam a todos. A Igreja como Nova Arca da Vida e da Aliança selada com o Sangue do Redentor usará o poder serviço que brota do Espírito para com esperança viva e sempre renovada anunciar a Paz do Reino, aquela que nos torna irmãos de todos e com todos, para habitar na alegria e na fartura a Casa Comum. Deus seja louvado!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos

Campos dos Goytacazes, 14 de Abril de 2024.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *